Mundo

Bolsonaro é listado como “fracasso” em relatório da ONU

O documento sobre mudanças climáticas também faz duras críticas a Donald Trump

Em tweet
Apoie Siga-nos no

O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas divulgou, nesta terça-feira 25, um documento sobre o impacto das mudanças climáticas na faixa mais pobre da população mundial. Nele, o relator especial Philip Alston fez duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro, o qual ele chamou  de  “fracasso”.

“No Brasil, o presidente Bolsonaro prometeu abrir a Floresta Amazônica para a mineração, acabar com a demarcação de terras indígenas e enfraquecer as agências e proteção ambientais”, citou o americano.

Em 2018, o Brasil anunciou ter desistido de ser sede da Conferência do Clima da ONU neste ano. Bolsonaro sempre foi crítico de discussões sobre o aquecimento global, mas a justificativa oficial foi a falta de verba para receber o evento.

Alston também fez críticas a Donald Trump e também o classificou como “fracasso”. Os Estados Unidos sofreram, desde a década de 1980, 241 desastres climáticos, o que custou mais de 1 bilhão de dólares.

“Nos Estados Unidos, até recentemente o líder global em emissões, o presidente Trump colocou antigos lobistas em cargos de supervisão, adotou argumentos da indústria, liderou um movimento de reação contra as regulamentações ambientais e está ativamente silenciando e ofuscando a ciência climática”, disse.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo