LatinAmérica

por pierolocatelli — publicado 05/05/2014 19h40, última modificação 28/05/2014 12h27
A OEA nos tempos da neutralidade com partido por Victor Farinelli — última modificação 14/04/2017 18h00
Nesta semana, Miami sediou um evento interessante, chamado Cúpula Latinoamericana de Marketing Político e Governança. Os temas desenvolvidos por lá devem ser vistos provavelmente nas próximas eleições do continente, ao talvez em outras jogadas comunicacionais na preparação para elas. O curioso, no entanto, foi ver o secretário-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos) participar de…
Desordem política num Paraguai em chamas por Victor Farinelli — última modificação 05/04/2017 17h00
Por Alex Pegna Hercog La izquierda y la derecha unidas jamás serán vencidas. Essa célebre frase do poeta chileno Nicanor Parra traduz as contradições políticas do Paraguai, materializadas neste controverso dia 31 de março de 2017. No Congresso, a direita e a esquerda, unidas, aprovaram a emenda constitucional que permite a reeleição. Nas ruas, manifestantes…
Direita equatoriana rechaça derrota e ameaça repetir Capriles e Aécio por Victor Farinelli — última modificação 03/04/2017 06h00
Quando o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciou que o resultado das urnas neste domingo (2/4) já era irreversível, e confirmava a vitória do candidato governista Lenín Moreno – que foi vice de Rafael Correa em seu primeiro mandato –, o Equador teve que enfrentar o mesmo momento de tensão política pelo qual passaram a Venezuela…
Golpes e contragolpes da permanente crise venezuelana por Victor Farinelli — última modificação 31/03/2017 05h00
O noticiário internacional desta quinta-feira (30/03) foi marcado por um novo episódio no recrudescimento da crise política na Venezuela. Como o Brasil também vive numa crise política, fruto de um golpe de Estado que suscita a controvérsia de se foi ou não foi, é inevitável que a reação seja a de trasladar a discussão para…
Macri encurralado pelas memórias argentinas por Victor Farinelli — última modificação 28/03/2017 11h58
Centenas de milhares de pessoas na e praça e nas avenidas ao redor da Casa Rosada, ou em outros diferentes pontos da capital, se tornaram quase uma paisagem habitual para o presidente argentino durante este mês de março. O governo de Mauricio Macri começou com a esperança de marcar a renovação da direita na América…
Por que os chilenos estão nas ruas contra a previdência privada por Victor Farinelli — última modificação 15/03/2017 05h00
Desde julho de 2016, o assunto político mais importante do Chile é o sistema previdenciário. Multitudinárias marchas realizadas nas principais cidades do país, uma delas com quase um milhão de pessoas, exige o fim do sistema criado durante a ditadura, e que só agora, quando as primeiras pessoas estão se aposentando por ele, se descobriu…
O perigo de ser mulher na América Central por Victor Farinelli — última modificação 03/03/2017 14h00
Entre as histórias que marcaram esta semana prévia à grande marcha mundial convocada para o dia 8 de março está o caso assustador de Vilma Trujillo García, uma mulher de 25 anos que foi queimada viva na Nicarágua, acusada por fiéis de uma igreja evangélica de estar possuída pelo demônio. A agressão aconteceu no dia…
Um Lenín moreno para salvar a esquerda latina por Victor Farinelli — última modificação 18/02/2017 06h00
É grande a apreensão em toda a América Latina a respeito do que acontecerá neste domingo (19/2) na metade do mundo. Apreensão que toma conta especialmente das esquerdas equatoriana e latinoamericana, que não dissimulam a metáfora do último fio de esperança. Essa esperança se chama Lenín (assim mesmo, com acento no “í”), uma saborosa curiosidade…
Macri perdoa dívida bilionária de sua família, e culpa Cristina por Victor Farinelli — última modificação 15/02/2017 15h00
Uma dívida de mais de 70 bilhões de pesos argentinos (equivalentes a 14 bilhões de reais, mais ou menos), desapareceram de uma canetada. O autor da canetada foi o presidente argentino Mauricio Macri, e a beneficiada pela medida é a família Macri. Se trata da bilionária dívida que a empresa Correo Argentino têm com o…
Macri perdoa dívida bilionária da própria família, e culpa Cristina por Victor Farinelli — última modificação 15/02/2017 14h00
Uma dívida de mais de 70 bilhões de pesos argentinos (equivalentes a 14 bilhões de reais, mais ou menos), desapareceram de uma canetada. O autor da canetada foi o presidente argentino Mauricio Macri, e a beneficiada pela medida é a família Macri. Se trata da bilionária dívida que a empresa Correo Argentino têm com o…