LatinAmérica

por pierolocatelli — publicado 05/05/2014 19h40, última modificação 28/05/2014 12h27
Retorno de Cristina preocupa Macri, e também os peronistas por Victor Farinelli — última modificação 21/06/2017 07h00
Uma multidão superlotando o estádio do clube Arsenal de Sarandí, na tarde desta terça-feira (20/6), preenchendo tanto as arquibancadas quanto o gramado e as ruas contíguas, na região da Zona Sul da Grande Buenos Aires conhecida como território peronista. Dezenas, talvez mais de uma centena, os números variam de acordo com as simpatias políticas de…
México vive eleições regionais com clima de presidenciais por Victor Farinelli — última modificação 25/05/2017 18h00
Os próximos dez dias serão importantíssimos para o futuro político do México. A reta final da campanha eleitoral que definirá novas autoridades de quatro estados, e esses resultados devem marcar o cenário com o qual iniciará a corrida presidencial, prevista para chegar às urnas em julho de 2018. A batalha mais importante é a que…
O que a Guiana Francesa pode esperar de Macron por Rede Latina — última modificação 17/05/2017 15h00
Por Clarisse Meireles Único território francês na América do Sul, a Guiana Francesa tem algumas pistas do que o novo presidente francês, Emmanuel Macron, empossado no último domingo, dia 14 de maio, reserva para o departamento francês ultramarino. Em visita à Guiana em agosto de 2015, Macron, então ministro da Economia, reuniu-se na capital Caiena…
Maduro vai para o tudo ou nada da Constituinte por Victor Farinelli — última modificação 06/05/2017 06h04
Iniciativa do presidente venezuelano pode vir a ser um acerto ou feitiço que tende a se voltar contra o feiticeiro
A OEA nos tempos da neutralidade com partido por Victor Farinelli — última modificação 14/04/2017 18h00
Nesta semana, Miami sediou um evento interessante, chamado Cúpula Latinoamericana de Marketing Político e Governança. Os temas desenvolvidos por lá devem ser vistos provavelmente nas próximas eleições do continente, ao talvez em outras jogadas comunicacionais na preparação para elas. O curioso, no entanto, foi ver o secretário-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos) participar de…
Desordem política num Paraguai em chamas por Victor Farinelli — última modificação 05/04/2017 17h00
Por Alex Pegna Hercog La izquierda y la derecha unidas jamás serán vencidas. Essa célebre frase do poeta chileno Nicanor Parra traduz as contradições políticas do Paraguai, materializadas neste controverso dia 31 de março de 2017. No Congresso, a direita e a esquerda, unidas, aprovaram a emenda constitucional que permite a reeleição. Nas ruas, manifestantes…
Direita equatoriana rechaça derrota e ameaça repetir Capriles e Aécio por Victor Farinelli — última modificação 03/04/2017 06h00
Quando o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciou que o resultado das urnas neste domingo (2/4) já era irreversível, e confirmava a vitória do candidato governista Lenín Moreno – que foi vice de Rafael Correa em seu primeiro mandato –, o Equador teve que enfrentar o mesmo momento de tensão política pelo qual passaram a Venezuela…
Golpes e contragolpes da permanente crise venezuelana por Victor Farinelli — última modificação 31/03/2017 05h00
O noticiário internacional desta quinta-feira (30/03) foi marcado por um novo episódio no recrudescimento da crise política na Venezuela. Como o Brasil também vive numa crise política, fruto de um golpe de Estado que suscita a controvérsia de se foi ou não foi, é inevitável que a reação seja a de trasladar a discussão para…
Macri encurralado pelas memórias argentinas por Victor Farinelli — última modificação 28/03/2017 11h58
Centenas de milhares de pessoas na e praça e nas avenidas ao redor da Casa Rosada, ou em outros diferentes pontos da capital, se tornaram quase uma paisagem habitual para o presidente argentino durante este mês de março. O governo de Mauricio Macri começou com a esperança de marcar a renovação da direita na América…
Por que os chilenos estão nas ruas contra a previdência privada por Victor Farinelli — última modificação 15/03/2017 05h00
Desde julho de 2016, o assunto político mais importante do Chile é o sistema previdenciário. Multitudinárias marchas realizadas nas principais cidades do país, uma delas com quase um milhão de pessoas, exige o fim do sistema criado durante a ditadura, e que só agora, quando as primeiras pessoas estão se aposentando por ele, se descobriu…