Colunas e blogs

Todos juntos pela revolução da moda sustentável

Segunda edição do Fórum Fashion Revolution está com inscrições abertas

Apoie Siga-nos no

A sustentabilidade da indústria da moda está cada vez mais em foco. Uma pesquisa da Global Slavery Index encontrou 40,3 milhões de pessoas em situação de escravidão moderna em 2016, das quais 71% eram mulheres. Os dados mostram que as peças de vestuário estão entre os itens com maior risco de serem produzidos por meio da escravidão moderna.

O assédio sexual, a discriminação e a violência baseada em gênero contra as mulheres são endêmicos na indústria global de vestuário, em que elas representam 80% da força de trabalho global. A produção mundial de têxteis emite 1,2 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa por ano, mais do que os voos internacionais e o transporte marítimo combinados. Estamos produzindo 53 milhões de toneladas de fibras para confeccionar roupas e têxteis anualmente, apenas para aterrar ou queimar 73% dessas fibras.

Visando fomentar a pesquisa e o desenvolvimento sustentável na indústria da moda, o Instituto Fashion Revolution Brasil criou o Fórum Fashion Revolution, a primeira plataforma do Brasil criada exclusivamente para este fim.

Incentivamos os participantes a explorarem os possíveis cenários, desafios e soluções sustentáveis dentro do sistema da moda, através de diferentes abordagens metodológicas e filosóficas. Queremos entender e encorajar o estudo aprofundado dos impactos dos negócios de moda na qualidade de vida das pessoas e do planeta.

O Fórum oferece um espaço para apresentações e debates em torno das ações que todos podem adotar para aumentar o impacto positivo da moda, além de destacar as violações dos direitos humanos e a desigualdade de gênero na cadeia. Realizado anualmente, conta com o apoio de instituições de ensino, comprometendo-se em ajudar a difundir os trabalhos apresentados que demonstrarem uma pesquisa consistente.

A primeira edição do Fórum Fashion Revolution aconteceu em 2018 na Unibes Cultural, e foi muito gratificante compartilhar este dia de muito aprendizado com tantas pessoas. Tivemos mais de 200 inscrições entre trabalhos submetidos e ouvintes. Contamos com a participação de parte do Comitê Científico no evento, tais como Neide Schulte, Cacá Camargo, Carolina Conceição, Karine Freire, Anne Anicet, Bia Simon e Luciane Robic.

Mais de 30 trabalhos foram selecionados para o Fórum e o evento teve grande participação do público, que circulou entre a programação da Semana Fashion Revolution e encheu as duas salas que eram exclusivas do Fórum, cada uma com capacidade para aproximadamente 100 pessoas.

As apresentações geraram debates relevantes sobre empreendedorismo, materiais, processos, modelos de negócio, perspectivas futuras, estratégias, sustentabilidade aplicada, slow fashion e comunicação, através de iniciativas que estão mudando a moda que conhecemos.

Trabalho sobre Tecnologia de tecidos biodegradáveis de Irene Flesch

Todos os trabalhos selecionados em 2018 estão disponíveis para acesso no link http://bit.ly/2J6RgGk.

Aproveitamos para convidar a todos a participarem e submeterem trabalhos na Segunda Edição do Fórum Fashion Revolution, que será realizado nos dias 10 e 11 de outubro de 2019 na Unibes Cultural, em São Paulo. Abrimos um chamado para ideias inovadoras, capazes de vislumbrar e construir um futuro melhor e mais sustentável, transparente, criativo e justo para todos. Queremos encorajar as pessoas a reconhecerem e analisarem a fundo tais impactos sob três pilares: mudanças na indústria, mudanças culturais e mudanças políticas.

Poderão participar não só pesquisadores e acadêmicos, mas também organizações e profissionais do mercado que trabalham com inovação e sustentabilidade na moda. Acreditamos nesta abertura de diálogo como forma de unir a indústria e revolucionar a maneira como as roupas são produzidas e consumidas, para que elas sejam feitas de maneira mais segura, limpa e justa.

O prazo final para as inscrições foi prorrogado para 15 de julho. Acesse o link http://bit.ly/forumfr2019 para mais informações de como participar.

A moda deve ser usada como uma força para o bem. Esta é a revolução que pretendemos fomentar.

O Fórum Fashion Revolution 2019 é uma iniciativa apresentada pelo Ministério da Cidadania, realização Unibes Cultural.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo