Colunas e blogs

O povo da Caxemira clama pela solidariedade internacional

As disputas pela região pela maioria muçulmana levaram a duas guerras e muitas batalhas entre Índia e Paquistão

foto: ARIF ALI / AFP
Apoie Siga-nos no

Milhares de homens e mulheres da Caxemira se somam às marchas de rua contra a política ultranacionalista da Índia, que revogou a autonomia da Caxemira e está estabelecendo um estado de apartheid muito similar ao que Israel estabelece contra os palestinos.

O Reino Unido, a França e Portugal colonizaram a Índia e dividiram seu povo. Os colonizadores europeus haviam fortalecido os movimentos nacionalistas hindus e fomentaram de propósito as intrigas entre hindus e muçulmanos, mas ainda assim havia um sentimento de união entre os muçulmanos e hindus na Caxemira de maioria muçulmana.

Com o fracasso do pacto de Luknow, de 1916, entre o Congresso Nacional e a Liga Muçulmana, que visava proteger os direitos das minorias – mas este pacto nunca saiu do papel – houve muitas lutas entre hindus e muçulmanos.

A Índia e o Paquistão dividiram o território após sua independência do Reino Unido em 1947. As disputas pela região pela maioria muçulmana levaram a duas guerras e muitas batalhas entre os dois países.

Os hindus haviam se declarado os habitantes originais e que os muçulmanos seriam imigrantes e que deveriam sair do país para seguir sua religião, além de retirar direitos dos muçulmanos na Caxemira.

Há também uma forte demanda sionista na região e medidas similares às tomadas por Israel na ocupação dos territórios ocupados da Palestina.

Os sionistas na Índia estabeleceram uma aliança com a organização Rastriya Swayamsevak Sangh RSS, uma organização paramilitar nacionalista hindu de direita que está trabalhando em provocar conflitos entre hindus e muçulmanos.

A Caxemira ocupada está resistindo às medidas de apartheid da Índia. Choques em Srinagar entre manifestantes e a polícia da Índia aconteceram logo após a revogação da autonomia. Os agentes de segurança lançaram gazes lacrimogêneos e balas de borracha em meio aos 12 dias de apagão de internet e telefone.

É necessária a solidariedade internacional aos muçulmanos da Caxemira. Os muçulmanos do mundo todo devem apoiar os muçulmanos da Caxemira. Desde os últimos choques, ao menos quatro mil pessoas já foram detidas e presas na Caxemira sobre controle da Índia, que também proibiu as reuniões ou atos de rua.

O Paquistão declarou que lutará contra a mudança do status da Caxemira, anunciou um embargo comercial, suspendeu vários acordos e intercâmbios comerciais e ameaçou levar à Corte Internacional de Justiça (CIJ) a disputa com a Índia sobre a Caxemira, especialmente as violações aos direitos humanos.

Organizações cristãs do Paquistão se reuniram para se solidarizar com o povo da Caxemira. A igreja presbiteriana está envolvida em organizar manifestações pacíficas para protestar contra as atrocidades do governo da Índia.

Bonnie Mendes, ex-secretário executivo da comissão de justiça e paz e da conferência episcopal do Paquistão, chama um referendo sob os auspícios da ONU para estabelecer a soberania de Jamu e Caxemira.

Farroq Tarik, representante muçulmano do Partido dos Trabalhadores (Awami Workers Party) pede a desmilitarização da região e o Professor católico Anjum James Poul, da associação de docentes das minorias paquistanesas, disse que está muito preocupado sobre as atuais tensões entre Índia e Paquistão e que ninguém está a salvo em meio à loucura de um conflito desatado pela guerra.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo