Colunas e blogs

E agora, como ficam as “psicografias” que diziam ser Jair o Messias e Moro o venerando?

O bolsonarismo desidrata, mas o estrago já foi feito e levaremos um bom tempo para nos libertarmos dos seus efeitos

Foto: Allan White/FotosPublicas
Apoie Siga-nos no

“Caríssimos, não acrediteis em todos os Espíritos, mas provai se os Espíritos são de Deus, porque são muitos os falsos profetas que se levantaram no mundo.” João, Epístola I, cap. IV:1

Em tempos de polarização, é preciso tomar partido, descer do muro, sair do armário e se posicionar contra todo tipo de intolerância e violência. Seja contra quem for. Mas em hipótese alguma, podemos confundir “a reação do oprimido com a violência do opressor”, como afirmou o defensor dos direitos dos afro-americanos, Malcom X.

O bolsonarismo não destruiu apenas as questões políticas e nossa frágil democracia, ele também fez estragos nas relações familiares, sociais e religiosas. Milhares foram os religiosos, de todas as denominações, que, vencidos pelas suas sombras, com o seu lado mais obscuro, apoiaram um candidato que desde sempre defendeu torturador, ofendeu mulheres, negros e LGBTs e prometeu, se eleito, iria acabar com uns 30 mil esquerdistas. Essa postura, vulgar e violenta de Bolsonaro, não faz eco em nenhuma religião.

Ninguém foi enganado/a! As pessoas votaram e sabiam em quem estavam votando, embora houvesse, da direita a esquerda, 13 candidatos/as à corrida pelo Palácio do Planalto nas eleições de 2018. Escolheram o mais odioso e despreparado.

Eleito, não desceu do palanque e continuou atacando adversários, criando rachas dentro da sua própria base. O resultado é o que todos nós estamos vivendo: uma pandemia avassaladora não sendo enfrentada como deveria pelo governo federal, disputando manchete com sucessivos escândalos do governo, deposição de ministros da Saúde e da Justiça e debandada de sua base de apoio.

Pelo que tudo indica, o bolsonarismo desidrata, mas o estrago já foi feito e levaremos alguns anos, quem sabe, mais de uma encarnação, para nos libertarmos dos seus efeitos.

Em todo esse horror – até para que fique registrado na história – não podemos esquecer do papel protagonista de parte do movimento espírita brasileiro, abandonando os princípios de Kardec e os ensinamentos de Jesus.

Em obras póstumas, Kardec defende: “Liberdade, igualdade, fraternidade. Estas três palavras constituem o programa de toda uma ordem social que realizaria o mais absoluto progresso da humanidade, se os princípios que elas exprimem pudessem receber integral aplicação”.

Logo, os espíritas que flertaram com o fascismo, assim como fizeram com o golpe militar e com o apoio a Fernando Collor, repetem seus erros só que desta vez bem pior, por que as informações são muito mais rápidas e diversas do que 20, 50 anos atrás.

Um texto desmentido até pela Federação Espírita Brasileira (FEB) e atribuído ao médium Chico Xavier sempre circula durante os pleitos presidenciais. Já disseram se tratar de Caiado, Serra, Aécio e até de Sergio Moro. Segundo a postagem, a mensagem do espírito André Luiz, psicografada por Chico Xavier em 1952, previa a chegada de Jair Bolsonaro (sem partido) à Presidência. Essa mensagem foi compartilhada também por não espíritas, para vocês entenderem o tamanho do estrago que mensagens como essas podem fazer.

No que diz respeito ao Moro, já havíamos nos posicionado sobre um assunto similar, que atribuía uma certa “santidade” ao ex-juiz e agora ex-ministro da justiça, no artigo intitulado “Espíritas progressistas respondem à entrevista coletiva de Divaldo Franco e Haroldo Dutra”.

Na ocasião, tornamos pública a nossa desaprovação a diversas opiniões que foram expostas em vídeo que circulou em fevereiro de 2018 nas redes sociais, e que depois foi retirado do YouTube.

Declaramos que aquelas opiniões não nos representavam e nem representam o espiritismo, pois eram apenas opiniões pessoais de seus autores, e que, em nosso entender, careciam de fundamento teórico e científico:

“Divaldo referiu-se à República de Curitiba e a seu suposto “presidente”, Sergio Moro. Não existe uma República de Curitiba, pois segundo nossa Constituição só há uma República a ser reconhecida em nosso território, e é a República Federativa do Brasil. E a referência a um juiz federal de primeiro grau como o Presidente desta acintosa República é um grave desrespeito ao Estado, à nação brasileira, atribuindo a tal república poderes inexistentes em nossa Constituição.

Além dessa nociva postura marcadamente messiânica e de culto à personalidade, pode dar a entender que o restante do povo brasileiro não presta e que não há pessoas boas espalhadas pelo Brasil dando o melhor de si.

Divaldo chamou esse mesmo juiz de “venerando” – o que é altamente questionável, dadas as críticas de grandes juristas nacionais e internacionais à parcialidade desse juiz e a seus atos de ilegalidade, que feriram a Constituição, e às notícias que correm na mídia de seu conluio com determinados segmentos e partidos.”

Espírita nenhum, que estuda e pratica os ensinamentos dos espíritos, acredita em profecias, psicografias proféticas e mensagens aterrorizantes.

“Lembra-te de que os Bons Espíritos só dispensam assistência aos que servem a Deus com humildade e desinteresse e que repudiam a todo aquele que busca na senda do Céu um degrau para conquistar as coisas da Terra; que se afastam do orgulhoso e do ambicioso.” Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Prolegômenos.

A política pode ser desenvolvida por pessoas religiosas ou não. Há princípios religiosos que podem balizar a vida pública (solidariedade, amor, compaixão, justiça social, benevolência), mas aos religiosos cabe sempre lembrar que o Estado brasileiro é laico e que, portanto, não se pode desenvolver políticas públicas a partir de determinadas crenças ou preceitos de fé, sob o risco de deixar de fora aqueles que não comungam das mesmas convicções. Isso é grave e inconstitucional.

Não é novidade a atuação de espíritas na política. Bezerra de Menezes fez isso de maneira brilhante. Liberal e de ideias abolicionistas, Bezerra não foi o “bom velhinho”, doce, que alguns espíritas insistem apresentar ou representar. Enérgico, dono de uma fabulosa oratória, foi contemporâneo de Joaquim Nabuco, Dom Pedro II e Rui Barbosa.

Ainda que o espiritismo não faça nenhuma acepção de indivíduos ou pregue qualquer tipo de discriminação – aliás, nenhuma religião faz, são as suas interpretações, feitas por gente, que gera exclusão e preconceito –, muitos trabalhadores e frequentadores de casas espíritas ainda são rotulados e excluídos por suas ideologias políticas, por sua condição socioeconômica e por questões de sexualidade e/ou gênero.

Percebam que temos muito trabalho pela frente, dentro e fora do movimento espírita: disputando narrativas, denunciando abusos cometidos por representantes espíritas, eliminando velhos paradigmas, construindo pontes em vez de muros, ensinando, didaticamente, conceitos de bem viver e justiça social e, sobretudo, resgatando os preceitos de amor e diálogo de Kardec, esquecidos pelos pseudo-médiuns midiáticos, pelos dirigentes fanáticos e pelos expositores ensimesmados.

O espiritismo não faz milagres, nem prodígios. Propicia aos seres humanos o conhecimento de algumas leis espirituais, também leis da natureza, causadoras de muitos fatos, considerados extraordinários, apenas por desconhecimento de sua origem. Ensina o ser humano a usar esses conhecimentos no exercício da sua transformação moral, por meio de um entendimento melhor dos ensinos de Jesus.

Como disse o pastor Martin Luther King, no livro “Os Grandes Líderes”: “Não há nada mais trágico neste mundo do que saber o que é certo e não o fazer. Não posso ficar no meio de todas essas maldades sem tomar uma atitude”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo