Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Novos álbuns resgatam repertório de Cássia Eller em ritmo de reggae

Gilberto Gil, Nando Reis, entre outros cantam canções interpretadas pela artista, que completaria 60 anos em 2022

Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

Cássia Eller morreu há mais de 20 anos, mas o jeito único de interpretar, intenso e vigoroso, associado a um repertório bem selecionado, original e adequado ao seu estilo, a fez permanecer na memória de muita gente até hoje.

Na esteira dessa lembrança, dois álbuns em ritmo de reggae do repertório da cantora, na voz de vários artistas, foram lançados. Um deles já está nas plataformas de música. Ressalta-se também que Cássia, que morreu precocemente aos 39 anos, faria 60 anos em dezembro.

O primeiro álbum Cássia Reggae (Universal Music) não chega a ser uma gravação raiz do gênero com o repertório dela. Trata-se de um registro sutil de reggae em sete canções – e talvez esteja aí o mérito do álbum produzido por Sergio Fouad e Fernando Nunes.

A canção O Segundo Sol (Nando Reis), na voz de Gilberto Gil, saiu com um videoclipe. Mas o álbum abre com a clássica Lanterna dos Afogados (Herbert Vianna).

Chico Chico, filho de Cássia Eller e que hoje segue a carreira de músico, canta com Jorge Du Peixe o baião Coroné Antônio Bento (João do Vale e Luiz Wanderley). É um dos pontos altos do disco. 

Amor Destrambelhado é interpretado pelos seus dois compositores, Lan Lanh – percussionista que teve ascensão na banda de Cássia – e Márcio Mello. Outra grande gravação. 

Toni Garrido, ligado ao reggae-pop, canta em Palavras ao Vento (Moraes Moreira e Marisa Monte, 1999). Já Margareth Menezes, com a participação do trombonista Maestro Tiquinho, registrou a enigmática Malandragem (Roberto Frejat e Cazuza).

O disco Cássia Reggae fecha com Zé Ricardo em boa interpretação de O Meu Mundo Ficaria Completo (Com Você).  

O álbum rememora de forma bem sucedida Cássia Eller. Bom disco para se ouvir.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo