Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Documentário traz relatos curiosos de três músicos que tocam zabumba

Em Zabumbando, Zé Pitoco, Dido Trajano e Eder ‘O’ Rocha contam suas relações com o instrumento

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

No forró tradicional, a zabumba é instrumento fundamental ao lado do triângulo e da sanfona. O minidocumentário Zabumbando (31 minutos), disponível no YouTube, traz três personagens ricos em histórias curiosas e interessantes em torno do instrumento. 

O projeto audiovisual, idealizado pelo percussionista e compositor Guegué Medeiros, um defensor do chamado forró pé de serra, conta com relatos dos mestres zabumbeiros Zé Pitoco, Dido Trajano e Eder “O” Rocha. A direção do filme é do jovem talentoso Luan Cardoso, da Quixó Produções.

Zé Pitoco, clarinetista e, acima de tudo, zabumbeiro autodidata, acompanhou Mestre Camarão. No registro, antes de uma apresentação, ele relata um encontro inesperado com Jackson do Pandeiro: “Vem com chapeuzinho, pandeiro. Sobe no palco.”

 O também autodidata Dido Trajano participou de gravação de discos do forrozeiro Jorge de Altinho. Acompanhou também por 17 anos o mestre dos mestres Dominguinhos. No filme, Trajano revela que, em uma viagem de carro a Belo Horizonte, presenciou  gesto generoso do Seu Domingos: ao ser reconhecido, em meio a um conserto no pneu do veículo, fez um show particular ao borracheiro.

Eder “O” Rocha é um profundo conhecedor da cultura popular. Atuou em vários grupos, como Mestre Ambrósio, e desenvolveu trabalhos solos. No documentário, trata do som grave da zabumba, das variáveis do instrumento, da interface com as diversas manifestações musicais além do forró e de como as pessoas interferem na musicalidade das tradições. 

Eder diz que o samba do ritmo cavalo marinho, por exemplo, carrega o vigor do trabalhador rural despejado na música; e fala também das formas do ritmo do coco.

A gravação do documentário Zabumbando é entremeada com apresentação musical instrumental, em trio tradicional do forró, com a participação dos personagens retratados tocando zabumba – com Guegué Medeiros executando triângulo e Olivinho Filho na sanfona. Uma beleza de som.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo