Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Documentário mostra como a tradição do maculelê se mantém viva

Trabalho mostra a importância da prática resgatada em meados do século passado e preservada hoje por algumas poucas pessoas

Imagem: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Paulino Aluisio de Andrade, o Mestre Popó, em 1943, resgatou uma tradição, que chegou a ter contato muito novo, por meio de seus ancestrais. Popó nasceu em 1876, antes da abolição da escravatura, e relata-se que ele assistiu a prática do maculelê na sua forma original. 

O fato é que Popó refez a manifestação ao utilizar cânticos de caboclo e de labor, com o toque dos atabaques e seus participantes com grimas (bastões) nas mãos, que se batem enquanto evoluem.

O documentário disponível no YouTube Maculelê: entre paus, grimas e cacetes (1h07min), das pesquisadoras e educadoras de dança Gabrielle Conde e Bruna Mascaro, faz um registro oral com mestres e estudiosos do tema, nas cidades de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, onde Mestre Popó resgatou a prática, e Salvador. 

O filme tem depoimentos de Raimundo José das Neves, o Mestre Macaco, referência do maculelê, e do bisneto de Popó, que carrega a bandeira da tradição da família. Popó adequou o maculelê, que antes era realizado pelos participantes empunhando grimas, encapuzados e até com os rostos pintados. 

A discussão da origem do maculelê, qual a nação africana a introduziu no Recôncavo e o seu desenvolvimento a partir de elementos de luta é rica no documentário. 

Muito próximo do movimento da capoeira, o maculelê como característica de nascimento a luta, que, posteriormente, foi transformada em dança.  

Trata-se de um importante registro oral, como uma espécie de atualização dessa cultura popular. As produtoras do filme foram desbravar o maculelê por meio das pessoas que conhecem e mantêm a tradição – e que também possuem profunda preocupação em preservar os fundamentos da manifestação. 

O documentário foi lançado ano passado, mas é um registro relevante da história cultural do País que tem sofrido apagamento. O maculelê é ainda expressado na festa de Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro, na Bahia, cujo ápice ocorre no dia 2 de fevereiro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo