…

O Código Penal de Sérgio Moro

3ª Turma,Justiça

No ar mais um jornal antijurídico apresentado por Igor Leone, também editor de Justiça aqui na CartaCapital. Nesse episódio, Igor fala sobre o pseudo discurso punitivista de combate à corrupção adotado por Sérgio Moro, a boa e velha política da guerra às drogas e as recém anunciadas propostas do ministro de importar os acordos penais, plea bargain, dos Estados Unidos.

No programa são apresentados dados e referências sobre a ineficiência da atual Política de Drogas e quais têm sido algumas das tendências globais para combater a criminalidade. O vídeo também explora a falácia do combate à corrupção, enlatada de modo a se restringir apenas a classe política e como com o governo Bolsonaro teremos uma guinada ainda mais à direita do poder Judiciário.

Por fim, são apresentados os argumentos críticos quanto a instauração do plea bargain no Brasil e o que se pode esperar disso em um país com a terceira maior população carcerária do mundo, composta essencialmente de jovens, negros e pobres.

Também como complemento do programa, Igor entrevistou Pedro Estevam Serrano, professor doutor de Direito Constitucional e de Estado na PUC/SP e autor dos livros “A Justiça na Sociedade do Espetáculo” , “Autoritarismo e Golpes na América Latina” e o mais recente, “Democracia em Tempos de Fúria”, em que foi organizador. Você confere a entrevista aqui.

Responda nossa pesquisa e nos ajude a entender o que nossos leitores esperam de CartaCapital

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem