Você está aqui: Página Inicial / Tecnologia / Califórnia deixa caminho livre para veículos autônomos

Tecnologia

Carros-robô

Califórnia deixa caminho livre para veículos autônomos

por AFP — publicado 26/09/2012 10h59, última modificação 06/06/2015 18h41
Projeto de lei permite que os carros sem motorista, desenvolvidos pelo Google, sejam operados em vias públicas para testes
carros

Jerry Brown ao lado do senador Alex Padilla (D) e do co-fundador do Google, Sergey Brin. Foto: ©AFP/Getty Images / Justin Sullivan

SAN FRANCISCO (AFP) - O governador da Califórnia, Jerry Brown, assinou nesta terça-feira 25 um projeto de lei que permite o teste de carros de funcionamento autônomo nas estradas do estado.

"Os veículos autônomos são outro exemplo de como a liderança tecnológica da Califórnia está transformando a ficção de hoje na realidade de amanhã", afirmou Brown durante cerimônia de assinatura na sede do Google em Mountain View, Califórnia.

"Esta lei permitirá que os engenheiros pioneiros da Califórnia testem de forma segura e implementem esta incrível nova tecnologia", explicou.

A legislação apoiada pelo senador californiano Alex Padilla permite que os carros sem motorista sejam operados em vias públicas com o propósito de testá-los desde que pessoas habilitadas estejam no volante para assumir o controle, caso seja necessário.

O desenvolvimento de um automóvel pilotado de forma autônoma é um dos projetos de uma equipe especial de pesquisas do gigante de buscas na internet Google, chefiada pelo co-fundador da companhia, Sergey Brin.

Brown, Brian e Padilla fizeram um passeio em um dos automóveis automáticos do Google antes de o governador assinar o projeto de lei.

"Obviamente parece coisa de ficção científica", disse Brian.

"É uma área fascinante de se trabalhar e realmente tem o poder de mudar a vida das pessoas, e é por isso que o projeto realmente me emociona", acrescentou.

Mais informações em AFP Móvil

registrado em: