Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / Vem aí a Conferência Internacional do Ethos

Sociedade

Ethos

Vem aí a Conferência Internacional do Ethos

por Celso Marcondes — publicado 18/03/2010 15h39, última modificação 18/08/2010 15h41
Conferência Internacional Empresas e Responsabilidade Social 2010 ocorrerá em São Paulo, de 11 a 14 de maio, no Hotel Transamérica, tendo como tema geral “O Mundo sob Nova Direção. Sustentabilidade: Um Novo Contrato da Sociedade com o Planeta”.

O Instituto Ethos apresentou nesta semana a programação de sua Conferência Internacional Empresas e Responsabilidade Social 2010. Ela ocorrerá em São Paulo, de 11 a 14 de maio, no Hotel Transamérica, tendo como tema geral “O Mundo sob Nova Direção. Sustentabilidade: Um Novo Contrato da Sociedade com o Planeta”.

Em entrevista coletiva concedida em sua sede, dia 17, Ricardo Young, Oded Grajew, Sérgio Mindlin e Paulo Itacarambi, dirigentes do Ethos informaram que a conferência deste ano tem uma dupla natureza: por um lado ela é “pós Conferência de Copenhague”, por outro, ela é “pré eleições presidenciais”. Ricardo Young afirmou que “a Conferência de Copenhague foi por muitos considerada um fracasso, mas isso não corresponde à verdade”. Lembrou que as metas para a redução de emissão de carbono foram fixadas para o período de 2010 a 2020, colocando para o novo presidente a ser eleito no Brasil a missão de tomar as decisões para que as metas brasileiras sejam atingidas.

A Conferência 2010 terá três momentos distintos, sob o lema “compartilhar, debater, aprender”. O primeiro deles será composto por atividades organizadas pelos parceiros internacionais. O segundo, será direcionado para as eleições, tentando debater e formalizar propostas que serão enviadas aos candidatos à Presidência da República, que foram convidados para participar do evento. O terceiro momento será destinado à discussão sobre o Pré-sal e sua relação com uma agenda de sustentabilidade.

Já confirmaram presença algumas das principais autoridades internacionais sobre o tema. Entre eles, Pavan Sukdev (fundador e diretor do “Green Accounting for Indian States Project”), Otto Scharmer (professor na Sloan School Management, do Massachusetts Institute of Tecnology”), Savita Singh ( diretora da organização Gandhi Smiriti e Darshan Samiti, do governo da Índia), Danielle Miterrand (presidente da fundação “France Libertes”) e Aron Cramer (presidente do Business for Social Responsability).

Pelo Brasil, além das aguardadas presenças dos presidenciáveis José Serra, Dilma Rousseff, Ciro Gomes e Marina Silva, já está confirmada a palestra do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli para falar do pré-sal e a participação nos debates dos professores Ignacy Sachs e Ladislau Dowbor, além dos executivos Hector Nuñez (presidente da Wal-Mart Brasil) e Antônio Cardilli (responsável administrativo e financeiro da Odebrecht).

As inscrições para a Conferência já estão abertas, com preços especiais até dia 31 de março.

Paralela à Conferência acontecerá a Mostra de Tecnologias Sustentáveis.

Veja a programação completa e informações sobre as inscrições em www.ethos.org.br.

CartaCapital acompanhará os preparativos e dará cobertura ao evento.