Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / Três ganhadores do Nobel no Brasil

Sociedade

Oportunidade

Três ganhadores do Nobel no Brasil

por Celso Marcondes — publicado 03/04/2009 17h26, última modificação 19/08/2010 17h28
Uma ótima notícia para os estudantes: acontece nos dias 6 e 7 de maio, em São Paulo, o II Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade.

Uma ótima notícia para os estudantes: acontece nos dias 6 e 7 de maio, em São Paulo, o II Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade. Ele é aberto para estudantes, mediante inscrição prévia pelo site do evento, onde já aparece toda a sua programação.

Nos dois dias serão realizadas quatro mesas de debate, com os temas: “Respeitar e Cuidar da Comunidade da Vida”, “Justiça Social e Econômica”, “Democracia, Não Violência e Paz” e “Integridade Ecológica”.

Nelas estarão participando como debatedores grandes autoridades internacionais em cada um destes temas. Entre eles, três ganhadores de Prêmio Nobel, Edmund Phelps, Mohan Munasinghe e David Trimble.

Phelps levou o Nobel da Economia de 2006, por criar a teoria das bases microeconômicas do desemprego e da inflação. É professor de política econômica da Universidade Columbia, Nova York, e um dos fundadores do Centro do Capitalismo e Sociedade Unidade do Centro de Estudos da Globalização e Desenvolvimento Sustentável do Instituto da Terra.

Munasinghe vem do Sri Lanka, vice-presidente do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change), ganhou o Nobel da Paz de 2007. É internacionalmente reconhecido como expert em energia, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas.

David Trimble é de outra área. Foi agraciado com o Nobel da Paz de 1998, devido sua atuação como negociador do acordo de paz – o Acordo de Belfast, na Irlanda, entre os unionistas protestantes e os católicos. Foi primeiro-ministro da Irlanda do Norte e presidente do partido protestante do Ulster.

Além deles, virá da Colômbia o intelectual Bernardo Toro, do Japão, a missionária Monja Cohen e, dos Estados Unidos, a física Danah Zohar

A bancada brasileira também é muito significativa. Estarão presentes o ministro da Educação Fernando Haddad, o presidente da Petrobras, José eérgio Gabrielli, o diretor da Vale Demian Fiocca, o filósofoMario Sérgio Cortella e o teólogo Leonardo Boff.

CartaCapital, que é apoiadora do Fórum, estará representada em uma das mesas pelo seu consultor editorial, o professor da Unicamp Luiz Gonzaga Belluzzo, um dos mais conceituados economistas do País.

A primeira edição do Fórum aconteceu no ano passado, em Brasília, e teve como referência a “Carta da Terra”, que também servirá de base para o seminário deste ano. A “Carta da Terra” é uma declaração de princípios fundamentais para a construção de uma sociedade global no século XXI, para que seja justa, sustentável e pacífica.

Patrocinado pela Vale, Petrobras, Banco do Brasil e pela Financeira Brasília, o II Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade também vai inovar na forma. Os mediadores serão jornalistas e profissionais de comunicação, que encaminharão os debates de uma forma leve, dando mais oportunidades para o diálogo com o público.

O evento será acompanhado em tempo real por estudantes de mais de 50 universidades da América Latina.

Quer saber mais e fazer sua inscrição gratuita? Entre no site www.comunicacaoesustentabilidade.com.brou deixe sua questão aqui na área reservada para seu comentário.