Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / Surpresa: São muitos os brasileiros “sem transporte”

Sociedade

Transporte

Surpresa: São muitos os brasileiros “sem transporte”

por Viomundo — publicado 03/02/2011 10h56, última modificação 03/02/2011 12h01
Repórter se diz pasmo com a situação caótica dos transportes, especialmente nos horários de pico, nas regiões metropolitanas. Por Luiz Carlos Azenha

Por Luiz Carlos Azenha

Fiz uma série de reportagens sobre transportes para o Jornal da Record.

Recebi muitas sugestões sobre outros assuntos que poderiam ter sido incluídos. Infelizmente, nesses casos, trabalhamos com limitações de tempo.

Penso em voltar ao assunto, em breve.

Fiquei pasmo com a situação caótica dos transportes, especialmente nos horários de pico, nas regiões metropolitanas. E com os problemas enfrentados na construção do Metrô em várias cidades brasileiras.

Mas o mais surpreendente é ver como poucos políticos encaram o transporte público como atividade-meio, ou seja, que não deve ter o lucro como objetivo principal, mas sim incorporar os passageiros à economia de maneira rápida, segura e limpa.

O dado que mais me chocou veio de Fortaleza, onde existe a tarifa social aos domingos: quase 50% dos moradores da cidade são das classes D e E, mas eles representam apenas 15% dos usuários do sistema de ônibus. Indício de que há muitos “sem transporte”, ainda, no Brasil.

Deixem sugestões que, na medida do possível, poderei vir a acomodá-las quando retomar o assunto.

Agradeço antecipadamente pelas dicas.

*Matéria publicada originalmente no Viomundo