Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / STJD pune a Portuguesa e salva o Fluminense

Sociedade

Campeonato do Tapeão

STJD pune a Portuguesa e salva o Fluminense

por Redação — publicado 16/12/2013 19h11, última modificação 17/12/2013 07h08
Clube paulista perde pontos e acaba rebaixado, mas promete recorrer. A decisão deve ser definida apenas em 2014
Andre Savastano / Flickr / Creative Commons
Lusa

STJD pune a Portuguesa e livra Fluminense do rebaixamento. O clube paulista promete recorrer e decisão sobre rebaixados deve ser definida apenas em 2014

A Portuguesa perdeu a primeira batalha contra o rebaixamento pelo Tapetão. Por 4 votos a 0, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva decidiu nesta segunda-feira 16 punir o time paulista pela escalação irregular do meia Heverton na última rodada do Campeonato Brasileiro. A partida terminou com um empate sem gols com o Grêmio.

Com a perda de quatro pontos prevista no regulamento (três pela punição e o ponto conquistado no empate), a equipe é ultrapassada pelo Fluminense, fica com 44 pontos (dois a menos que os cariocas) e terá de disputar a Série B do torneio no ano que vem.

A Portuguesa já anunciou que vai recorrer da decisão: quer que o caso seja analisado pelo Pleno do STJD. Com isso, até o início de 2014 ainda é uma incógnita quem disputará a Série A do Brasileiro.

Durante o julgamento, o advogado João Zanforlin fez uma defesa emocional da Portuguesa. Chegou a se referir ao meia Heverton como chuchu: o pouco tempo em que esteve em campo, não mudariam o resultado da partida. “O meia Héverton foi igual a chuchu. Não fez mal, não fez bem. Aí vão rebaixar a Portuguesa?”

Não adiantou. No entendimento dos auditores, valeu o argumento do advogado do Fluminense, Mário Bittencourt: “O mundo sabe que um atleta suspenso na sexta não pode jogar no sábado ou no domingo. O mundo sabe”.

Mais uma vez, a Justiça Desportiva brasileira prova que, no País da Copa, o jogo jogado nunca é de fato jogado: o Campeonato Brasileiro de 2014 e sua tabela de astericos entram, assim, na lista dos torneios decididos pelo Tapetão.