Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / PF encontra três corpos enterrados em reserva no Amazonas

Sociedade

Questão indígena

PF encontra três corpos enterrados em reserva no Amazonas

por Redação — publicado 04/02/2014 14h09, última modificação 04/02/2014 14h50
Suspeita é que cadáveres sejam de três homens que estão desaparecidos desde dezembro do ano passado
Alceu Castilho
Humaitá

Carros e equipamentos da Funai destruídos pelo fogo após protestos em Humaitá

A Polícia Federal (PF) encontrou na segunda-feira 3 três corpos enterrados na selva da Terra Indígena Tenharim na região de Humaitá, no sul amazonense. A suspeita é que os corpos sejam dos três homens que desapareceram no dia 16 de dezembro do ano passado, quando transitavam no trecho da rodovia Transamazônica, que corta a reserva.

De acordo com a PF, os cadáveres foram levados ao Instituto Médico Legal (IML) de Porto Velho para serem submetidos a exames de reconhecimento. Somente após a conclusão desses exames será possível afirmar se os corpos pertencem aos homens desaparecidos. Até o momento, a investigação policial havia encontrado peças de carro queimadas dentro da reserva no início de janeiro.

O desaparecimento do professor Stef Pinheiro de Souza, do técnico Aldeney Ribeiro Salvador e do representante comercial Luciano Ferreira Freire acirrou a tensão entre brancos e índios e provocou violentos protestos na região. Em 25 de dezembro de 2013, manifestantes em Humaitá depredaram as sedes da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e atearam fogo em onze carros do órgão.

Para os manifestantes, o desaparecimento dos homens seria uma retaliação à morte do cacique Ivan Tenharim, cujo corpo foi encontrado na beira da estrada com hematomas e um ferimento na cabeça. A polícia alegou que ele foi vítima de um acidente de moto.

Na semana passada, a PF prendeu cinco índios suspeitos de terem sequestrado e assassinado os três homens. Os presos, entre eles dois filhos do cacique Ivan Tenharim, foram levados à superintendência da PF em Porto Velho.

registrado em: ,