Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / Pesquisadores da USP lançam o Guia da Copa do Mundo dos Direitos Humanos

Sociedade

Copa do Mundo

Pesquisadores da USP lançam o Guia da Copa do Mundo dos Direitos Humanos

por Redação — publicado 04/06/2014 13h29
Material compara o tratamento dado às questões de direitos humanos nos 32 países participantes do Mundial da Fifa
Divulgação
Copa

Capa do Guia da Copa dos Direitos Humanos

Na quarta-feira 4, às 19 horas, ocorre, em São Paulo, o lançamento do Guia da Copa do Mundo dos Direitos Humanos. Organizado pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (Celacc) da USP, Coletivo Quilombação, Núcleo de Estudos da Violência (NEV) e a Associação Nacional de Pesquisa e Estudos em Direitos Humanos (ANDHEP), o guia pretende, fazendo uma comparação entre o tratamento dado à questões sociais nos países participantes do Mundial da Fifa, abrir o debate sobre direitos humanos.

“Quando o Jérôme Valcke [secretário-geral da Fifa] disse que é difícil organizar uma Copa do Mundo num país democrático, tivemos a ideia de discutir porque o futebol sempre aparece como oposto à questão dos direitos sociais” explica Dennis de Oliveira, professor da USP e pesquisador do Celacc. “Nossa ideia é aproveitar esse clima da Copa do Mundo, festivo, pra fazer um tipo de material que conscientize as pessoas sobre os problemas sociais. A questão do evento é legal, mas é também um momento interessante pra discutir como as pessoas estão tratando a questão das diferenças sociais no mundo.”

Para confecção do Guia, foram usados indicadores de relatórios da ONU, como índice Gini e IDH, além de levantamentos sobre liberdade de imprensa e internet, respeito à diversidade sexual e à questões ambientais.

O lançamento ocorre na Funarte SP, que fica na Alameda Nothmann, 1058, Santa Cecília, São Paulo. Durante o lançamento também haverá um debate sobre o racismo no futebol, com a participação de Cauê Moura e do próprio professor Dennis. A mediação será de Tatiana Silva. O Guia será distribuído no dia do lançamento e, posteriormente, divulgado no site.