Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / Orkut sobrevive entre usuários do Facebook

Sociedade

Redes sociais

Orkut sobrevive entre usuários do Facebook

por Redação Carta Capital — publicado 22/02/2013 13h32, última modificação 06/06/2015 18h26
Mesmo em declínio, rede social do Google é acessada por mais da metade dos usuários do site de Mark Zuckerberg

Sucesso na internet brasileira na metade dos anos 2000, o Orkut entrou em um forte declínio nos últimos anos. A rede social que chegou a ser a página mais acessada no Brasil, entretanto, ainda resiste. Mais da metade dos usuários do Facebook, principalmente nas classes D e E, acessam o site de relacionamentos do Google. É o que aponta um estudo quantitativo da agência de pesquisa Hello Research, feita com base em 1,3 mil entrevistas, em 70 cidades de todas as regiões do País.

Segundo o levantamento, o Facebook é a rede social mais utilizada em todas as regiões e níveis sócio-econômicos do País. Tem 55 milhões de usuários e a adesão de 84% dos brasileiros que acessam alguma rede social. Além do Orkut, 60% dos usuários do Facebook ainda usam o MSN, que está prestes a ser extinto pela Microsoft.

A pesquisa também mostra que, no Brasil, o uso das redes sociais é bem ativo. Um terço dos entrevistados utiliza algum site deste tipo, sendo que o último acesso ocorreu no máximo há 90 dias. A maior parte dos usuários está no Sudeste (55%), seguido por Nordeste (20%), Sul (12%), Norte (7%) e Centro-Oeste (6%).

Até 2011, o Orkut era a rede social do país com maior número de usuários. No fim daquele ano, segundo a consultoria comScore, passou a ter 34,4 milhões de usuários, contra 36,1 milhões do Facebook.

       

Usuários mais ativos

Os chamados “heavy users”, que dedicam grande parte de seus dias nas redes sociais, estão em maior número no Centro-Oeste. Na região, 36% ficam conectados durante todo o dia, enquanto 32% dedicam ao menos uma parte do dia para usar essas ferramentas. Logo atrás aparece o Sudeste, com 25% dos usuários usando o Facebook por longo períodos. Outros 21% acessam mais de uma vez por dia.

Entre os que acessam ao menos uma vez por dia, o Nordeste também se destaca: 31% dos usuários tem esse perfil, enquanto 20% entram nas redes sociais entre uma e duas vezes por semana. No Norte, 35% acessam o Facebook mais de uma vez por dia e 26% acessam de três a quatro vezes por semana.

No Sul, 25% acessam o Facebook de três a quatro vezes por semana. Outros 23% usam o site entre uma e duas vezes por semana.

registrado em: ,