Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / No Morro do Querosene, comunidade se manifesta por acesso à água

Sociedade

Protesto

No Morro do Querosene, comunidade se manifesta por acesso à água

por Raquel Rolnik — publicado 12/04/2011 16h27, última modificação 12/04/2011 16h52
Local, situado na zona oeste de São Paulo, foi palco de intervenções artísticas e culturais que buscaram chamar a atenção para o bloqueio do acesso a uma fonte no bairro. Por Raquel Rolnik.

Por Raquel Rolnik*

Durante todo o dia de ontem, o Morro do Querosene, na zona oeste de São Paulo, foi palco de intervenções artísticas e culturais que buscaram chamar a atenção para um problema que a comunidade vem enfrentando: o bloqueio do acesso a uma fonte de água existente no bairro. Um muro foi construído em 2008 pelo proprietário de um terreno onde passa a estrada que leva até a fonte.

Segundo moradores, essa é uma fonte histórica, situada em local onde passaram antigas trilhas indígenas. Ainda não se sabe exatamente a origem dessa fonte, mas talvez ela de fato possa contar sobre um período da história da cidade que deixou poucos vestígios. É preciso pesquisar mais a respeito.

Desde 2004, foi aberto no Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) um processo de tombamento do local onde fica a fonte. Os moradores reivindicam a desapropriação do terreno para a construção de um parque.

É preciso garantir a existência e a integridade dessa fonte enquanto não são concluídos os estudos sobre suas origens. Além disso, independente da conclusão desses estudos, trata-se de uma área que tem relação histórica com a comunidade e que precisa ser preservada.  A garantia do acesso público, portanto, é fundamental.

*Publicado originalmente no Blog da Raquel Rolnik.

registrado em: