Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua, morre aos 82 anos

Sociedade

Estados Unidos

Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua, morre aos 82 anos

por AFP — publicado 25/08/2012 17h24, última modificação 25/08/2012 17h25
photo_1345922495340-1-0

Neil Armstrong durante evento no Congresso dos EUA, em 16 de novembro de 2011. Foto: Chip Somodevilla / Getty Images / AFP

WASHINGTON (AFP) - O astronauta americano Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua, morreu neste sábado 25, em Columbus, no Estado de Ohio, aos 82 anos, informou a rede de televisão NBC News, dos Estados Unidos. Armstrong foi submetido no início de agosto a uma cirurgia cardíaca devido à obstrução das artérias coronárias.

Lembrado como "um herói americano", sua família destacou que Armstrong "serviu à Nação com orgulho, como piloto da Marinha, piloto de provas e astronauta". Junto ao astronauta Buzz Aldrin a bordo da nave Apollo 11, Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar na Lua, sob o olhar de milhões de telespectadores, em 20 de julho de 1969. Suas palavras "É um pequeno passo para o homem e um salto gigante para a humanidade" entraram para a história.

Como comandante da missão Apollo 11, Armstrong foi o encarregado de informar ao centro de controle de Houston (Texas) o pouso do módulo lunar (LEM) pilotado por Buzz Aldrin: "Houston, aqui a base da Tranquilidade. A águia pousou".

Nascido em 5 de agosto de 1930 em Wapakoneta (Ohio), desde jovem Armstrong demonstrou sua paixão por aeronaves, o que o levou a trabalhar no aeroporto próximo a sua casa. Aos 16 anos obteve o brevê de piloto e, aos 19, se tornou piloto da Marinha dos EUA, pela qual lutou na Guerra da Coreia. Armstrong, então, passou a ser piloto de testes de empresas privadas até entrar para o programa espacial americano.

registrado em: