Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / Manifestantes protestam na periferia de São Paulo contra aumento das passagens

Sociedade

Transporte público

Manifestantes protestam na periferia de São Paulo contra aumento das passagens

por Redação — publicado 19/06/2013 10h25, última modificação 19/06/2013 14h59
Além da diminuição da tarifa, ato pede duplicação da avenida M'Boi Mirim, extensão do metrô até os bairros da periferia e melhoria das condições do transporte coletivo
Mídia NINJA/Joseh Silva
M'Boi Mirim, São Paulo

Manifestação protestam em M'Boi Mirim, São Paulo

Cerca de 1 mil manifestantes protestaram, na manhã desta quarta-feira 19, contra o aumento das passagens de ônibus, trens e metrô, na periferia do extremo sul da capital paulista.

Eles interditaram a avenida M'Boi Mirim, na altura do largo de Piraporinha, nos dois sentidos. Depois, seguiram em passeata do largo Piraporinha, por volta das 7h, em direção à subprefeitura e fecharam toda a extensão da via provocando uma fila de ônibus e carros. Um grande número de pessoas que seguia para o trabalho desceu dos ônibus e caminhou pela avenida em busca de alternativa.

Segundo o coordenador da Periferia Ativa, Gilson Alves Garcia, a pauta de reivindicação é ampla. Eles pedem, além da diminuição da tarifa, a duplicação da avenida M'Boi Mirim, a extensão do metrô até os bairros da periferia e melhoria das condições do transporte coletivo.

Representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) Gilson Simões disse que a população da periferia é a que mais sofre com o aumento da tarifa e com as más condições dos transportes.

Após reunião na sede da subprefeitura com o subsecretário Antônio Carlos Dias de Oliveira, os líderes dos movimentos serão recebidos pelo secretário de Transportes, Jilmar Tatto. De acordo com Simões, da reunião com o subprefeito ficou definido que será criada uma comissão com líderes dos movimentos sociais para discutir periodicamente os principais problemas da região. “Aqui é uma das regiões mais precárias de São Paulo”, disse ao alertar que os bairros da zona sul precisam de mais metrô e linhas de ônibus.

Depois da passeata pela avenida M'Boi Mirim, os manifestantes seguiram para o terminal Jardim Ângela. Parte deles bloqueou um trecho na Marginal Pinheiros, próximo à ponte do Socorro.

 

*Com informações da Agência Brasil