Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / Juíza proíbe blog de citar professora da Fatec de Barueri

Sociedade

Educação

Juíza proíbe blog de citar professora da Fatec de Barueri

por Redação — publicado 11/12/2013 06h34
Decisão da 2ª Vara Cível ordenou que blog retirasse do ar texto em que acusa docente Cléo Tibiriçá de fazer doutrinação ideológica de esquerda em sala de aula

A juíza da 2ª Vara Cível de Barueri Daniela Leal determinou que o blog "Escola Sem Partido" retirasse do ar os posts em que acusa a professora da Fatec de Barueri Cléo Tibiriçá de colocar em prática um "plano de ensino" para criar "a maior aversão possível a tudo o que não se identifique com uma visão esquerdista ou progressista da sociedade, da cultura, da economia e da história".

Na lista dos materiais utilizados pela professora em sala de aula estão artigos publicados no site de CartaCapital e textos do historiador marxista Eric Hobsbawn, no sociólogo Ruy Braga, do economista Fernando Nogueira da Costa e a música "Tanto Mar", de Chico Buarque.

Segundo a juíza, os textos do blog, assinados por Miguel Nagib, extrapolam o direito à manifestação e à liberdade de expressão. "Não pode o réu sob o fundamento de dar sua opinião contrária sobre o conteúdo das aulas ministradas pela autora ofendê-la em sua dignidade", afirmou.

Além de tirar do ar o texto "Doutrinação Ideológica na Fatec – 1ª Parte", o blog fica proibido de mencionar Tibiriçá sob pena de multa diária de mil reais a ser revertida em indenização em favor da professora.

registrado em: ,