Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / Inscrições do ProUni batem recorde e chegam a 1 milhão de candidatos

Sociedade

Educação

Inscrições do ProUni batem recorde e chegam a 1 milhão de candidatos

por Redação Carta Capital — publicado 26/01/2011 17h08, última modificação 26/01/2011 17h08
A lista dos pré-selecionados em primeira chamada será divulgada na próxima sexta-feira 28. Esses estudantes deverão comprovar informações nas instituições de ensino até 4 de fevereiro. Da Redação

A lista dos pré-selecionados em primeira chamada será divulgada na próxima sexta-feira 28. Esses estudantes deverão comprovar informações nas instituições de ensino até 4 de fevereiro

As inscrições para bolsa de estudos pelo Programa Universidades para Todos (ProUni) bateu recorde de inscrições este ano. Ao todo, 1.048.631 candidatos disputam uma das 123 mil vagas oferecidas nesta edição do Programa por cerca de 1.500 instituições de ensino. No ano anterior, foram mais de 822 mil candidatos para 165 mil bolsas.

As inscrições foram feitas por meio do site do ProUni e foram encerradas na noite desta terça-feira 25. Do total de bolsas oferecidas, 80,5 mil são integrais e 42,6 mil parciais, que cobrem 50% da mensalidade. As integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. As parciais são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita não passe de três salários mínimos.

A lista dos pré-selecionados em primeira chamada será divulgada na próxima sexta-feira 28. Esses estudantes deverão comprovar informações nas instituições de ensino até 4 de fevereiro. No dia 11 do próximo mês, será divulgada a lista dos pré-selecionados em segunda chamada, com prazo de comprovação de documentos até 17 de fevereiro.

Caso ainda haja bolsas disponíveis, o Ministério da Educação abrirá um novo período de inscrições entre os dias 21 e 24 de fevereiro, com divulgação da primeira lista de pré-selecionados em 27 de fevereiro. Quem já tiver conseguido uma bolsa na primeira etapa de inscrições não poderá participar da disputa.

Enem - Podem se candidatar às bolsas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010 e tenham atingido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (em ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação) e não tenha tirado nota zero na redação. Para concorrer à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio; para bolsa parcial, renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

registrado em: