Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / Grupos organizam manifestações pela democratização da mídia

Sociedade

Imprensa

Grupos organizam manifestações pela democratização da mídia

por Redação — publicado 03/07/2013 10h34
Em Fortaleza e no Rio de Janeiro, protestos estão marcados para a quarta-feira 3. Manifestantes pedem o fim do monopólio da mídia e da informação, além da democratização dos meios de comunicação

Nesta quarta-feira 3, organizações em diferentes cidades do País estão chamando atos pela democratização da mídia. Até agora, por meio das redes sociais, mobilizações já estão marcadas nas cidades de Fortaleza e Rio de Janeiro. Em Fortaleza, o evento acontecerá na Praça da Imprensa, e no Rio de Janeiro acontece na frente da sede da Rede Globo.

A organização do Rio de Janeiro é composta pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, pelos grupos "FALE-Rio" e "Cidadania Sim! Pig Nunca mais" e pelos diretórios centrais dos estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF) e dos Estudantes Vladimir Herzog (DCE Facha). A organização diz que o protesto é "contra o monopólio da mídia e da informação e pela democratização dos meios de comunicação".

No evento, será protocolado um documento da Receita Federal comprovando a sonegação de impostos da empresa. Em seguida, será será realizada uma assembleia temática, pela "democratização da mídia" onde será organizado um abaixo-assinado pela Lei da Mídia Democrática.

A organização de Fortaleza apresenta como pauta principal do evento um "jornalismo ético, com respeito e aliado aos anseios da população".