Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / Globo desiste de direito de preferência para transmissão do Brasileirão

Sociedade

TV

Globo desiste de direito de preferência para transmissão do Brasileirão

por Redação Carta Capital — publicado 20/10/2010 17h43, última modificação 20/10/2010 17h43
Em 2008, a Rede Record saiu do leilão do campeonato porque a emissora sediada no Rio poderia cobrir ofertas maiores

Em 2008, a Rede Record saiu do leilão do campeonato porque a emissora sediada no Rio poderia cobrir ofertas maiores

A Rede Globo de Televisão não tem mais direito de preferência para as transmissões do campeonato brasileiro. A empresa resolveu desistir do benefício após acordo com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que, em troca, suspendeu o processo administrativo que acusava a emissora e o Clube dos 13 por práticas de cartel na transmissão das partidas.

Em 2008, a Rede Record revelou que desistiu de concorrer aos direitos de transmissão, sempre negociados para os três anos seguintes, porque o direito de preferência permitia ao grupo sediado no Rio de Janeiro cobrir propostas maiores, mesmo que estas tenham sido apresentadas em envelopes fechados. O caso corre no Cade desde 1997.

Para o Cade, a situação anterior à decisão configurava um monopólio. O órgão também informou que a Globo e o Clube dos 13 ficarão sob vigilância, e caso novos indícios de cartel sejam identificados, o processo administrativo será reaberto. Agora, qualquer outra emissora pode concorrer em condições de igualdade pelos direitos do Brasileirão.

O próximo leilão acontece em 2011 para o triênio seguinte. O único voto contra à suspensão do processo foi de Arthur Badin, presidente do conselho.

registrado em: