Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / Evento discute as fontes passionais da violência na atualidade

Sociedade

Violência

Evento discute as fontes passionais da violência na atualidade

por Redação — publicado 28/07/2014 16h53, última modificação 31/07/2014 14h43
Entre agosto e outubro, o jornalista Adauto Novaes coordena a série de conferências "Mutações: Fontes Passionais da Violência"

Entre os dias 14 de agosto e 8 de outubro, o jornalista e professo Adauto Novaes coordena a série de debates “Mutações: Fontes Passionais da Violência”. Autor de livros como “O sentido da paixão” e “Mutações: novas configurações do mundo”, Novaes propõe explicar uma nova abordagem teórica da realidade que propõe uma análise das relações entre violência e civilização e o papel das paixões nos destinos da humanidade.

Em geral, a violência tende a ser pensada como efeito de causas objetivas, atribuídas quase sempre a razões econômicas e sociais. Segundo o autor, a construção da violência é mais do que isso. Se é certo que somos seres passionais, a violência é uma espécie de força apaixonada.

Além disso, diferente dos últimos anos, hoje, as alterações na sociedade são de uma natureza mais radical por serem baseadas nas revoluções tecnocientífica, biotecnológica e digital. Para descrever e estudar tal construção, Novaes criou o conceito de mutações. Nas mutações, as transformações, que ocorrem em todas as áreas da atividade humana, ética, política, costumes, mentalidades, artes, ocorrem de maneira a não permitir o tempo do pensamento e, por isso, dão-se no vazio dele.

Inscrições

O evento acontece em três cidades brasileiras. No Rio de Janeiro, a Biblioteca Nacional recebe a conferência. Em São Paulo, será no Sesc Vila Mariana e, em Brasília, no Espaço Le Corbusier.

Para participar no Rio de Janeiro, os interessados podem, a partir do dia 30 de julho, procurar a Aliança Francesa, de segunda a sexta das 12 às 17 horas, que fica na Av. Presidente Antonio Carlos, 58, 3º andar. As inscrições também podem ser feitas pelo site. O evento completo custa R$ 30,00.

Já em São Paulo, as inscrições devem ser feitas nas unidades do Sesc da capital. Telefone para mais informações (11) 5080-3142.

No caso de Brasília, não há inscrições. O evento terá entrada franca e está sujeito à lotação do "Espaço Le Corbusier", que é de 120 lugares. Para mais informações, o telefone é (61)3222-3999 e o endereço Av. das Nações, Lote 04, Quadra 801. A primeira palestra na cidade acontece dia 29 de agosto.

Mais informações sobre a programação do evento aqui.

registrado em: ,