tamanho da fonte minímo médio máximo

Sociedade

Jean Wyllys

27.07.2011 15:21

O massacre da Noruega e o Brasil

Seria loucura e descaso se todos descartássemos o massacre praticado pelo cristão fundamentalista Anders Behring Breivik em Oslo como se fosse apenas um problema norueguês. Não é. Em todo o Ocidente, a direita religiosa tem ganhado força e se expressado da maneira mais assustadora possível, ao menos para pessoas pautadas por princípios humanistas e minimamente a par das conquistas da ciência no último século.

A Noruega está entre as sociedades menos religiosas do mundo e, em contrapartida, também entre as mais saudáveis, segundo os indicadores da ONU para expectativa de vida, alfabetização, renda per capta, nível educacional, igualdade entre os sexos, taxa de homicídios e mortalidade infantil. Se nessa sociedade do bem-estar social e progressista, o cristianismo fundamentalista de direita levou a esse massacre, o que esperar de nosso país, o Brasil, onde atualmente as crenças dos cristãos conservadores exercem uma enorme influência sobre o discurso público – em escolas, juizados e principalmente no Legislativo – ao ponto de intervirem em políticas de governos e silenciar, sob ameaça de danos eleitorais, políticos de boa fé?

Algo disso já podem ser observados por aqui, como no recente massacre perpetrado por um cristão fanático na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, subúrbio do Rio de Janeiro, no qual a velha mídia optou por não dar ênfase ao seu fanatismo cristão. Também está presente nas campanhas difamatórias orquestradas e tocadas por cristãos fundamentalistas nas redes sociais contra aqueles que defendem os direitos dos homossexuais e dos adeptos da umbanda e do candomblé, a legalização do aborto e a laicidade do Estado brasileiro.

No meu caso específico, há, além de campanha que busca me difamar (e que inclui e-mail apócrifo em que me acusam de “declarar guerra aos cristãos”, e-mail mentiroso que os ignorantes e de má fé passam adiante como se verdadeiro fosse), as constantes ameaças de morte. As pessoas que me ameaçam se dizem “transformadas por Cristo” numa primeira frase para, na seguinte, expor sua intolerância assassina, quase sempre justificada por versículos da Bíblia.

Sendo assim, o massacre na Noruega tem mais a ver conosco do que possamos pensar. Ele desafia os cristãos que não são fundamentalistas nem fanáticos e que não desprezam as descobertas científicas do último século; e que estão mais conectados com as coisas profundas sobre o amor, a solidariedade e o perdão ditas por Jesus de Nazaré – coisas ditas bem antes por outros sábios como Zoroastro, Buda e Confúcio, por exemplo – a tomarem uma atitude em relação ao crescimento do fundamentalismo.

Os cristãos de boa fé e bom senso não podem deixar que os fundamentalistas falem e ajam em seu nome. Eu quero acreditar que, assim como os devotos de religiões minoritárias e os ateus, os cristãos de boa fé também estejam perturbados com os bizarros atos e convicções da direita cristã fundamentalista. Então, já passou da hora de regirem, pois o silêncio, seja por medo ou por indiferença, só serve para dar abrigo a extremistas criminosos e enganadores.

Enviar para um amigo Enviar para um amigo Imprimir: Compartilhar:
Mais...

Sua opinião

  1. Araújo Magno disse:
    Nos anos 70 DC não restou pedra sobre pedra da cidade de Israel, destruida por Roma. Durante o cerco que durou anos, mães alimentavam-se da carne dos próprios filhos mortos, cumprindo as profecias do Messias e dos profetas que foram rejeitados pelo povo, por serem fundamentalistas e conservadores demais. Os principais semitas, então, juraram ódio a Deus; já que não eram mais o povo escolhido, ninguém seria. E corromperam com seus ardis e sofismas toda a História, registros e achados arqueologicos de lá pra cá. E estes continuam trabalhando, atravéz da maior e mais estruturada rede de controle e alienação de todos os tempos; a judeu-illuminati-maçonaria (exatamente nessa ordem de grandeza). Hoje a sociedade pensa que evoluiu e que é melhor e que sabem mais que todas as outras que já existiram o que, definitivamente, está longe de ser verdade. Não culpo Jean Wyllys e seus pares por seus devaneios e sandices, tanto no que defendem quanto no que atacam, são apenas marionetes dessa turma de "iluminados" do mal. Não sei o que pode significar a vcs, mas a arca foi encontrada e quase ninguém está sabendo disso. http://www.youtube.com/watch?v=hnO6FDRUtd0&feature=related
  2. TOLEDO disse:
    Sr. Jean, Em quantos casos a violência sobre os homossexuais tem relação direta com cristãos? O Sr. dispõe destes números? Pelo seu empenho em colocar a responsabilidade de todas as mazela enfrentadas pelos homossexuais nos cristãos o Sr. deve ter elementos que comprovem isto. O número de homicídios cometido no Brasil foi de 49.932 em 2010. A taxa de homicídios por 100 mil habitantes foi de 26.2. Qual o percentual de homicídios cometidos por cristãos? Em 2010 foram 200 homicídios de homossexuais. Quantos foram mortos pela cruzada religiosa? Só este ano 11 homossexuais já foram mortos na Bahia. Por que há quatro anos a Bahia ocupa o primeiro lugar no país em assassinatos de gays e lésbicas? Por favor, nos explique.
23mai

Nurembeg não investigou a resitência aos nazistas

A resistência armada e a desobediência a um regime ditatorial é atitude legítima, em especial com relação a um Estado terrorista

22mai

PEC do trabalho escravo é aprovada; ruralistas querem mudanças no Senado

Propriedades que mantêm trabalho escravo serão desapropriadas; Frente Parlamentar da Agropecuária foi contra o projeto por entender que há distorções

22mai

Sobre meninos e lobos

O Brasil de Xuxa é o mesmo do jovem açoitado pela tevê na Bahia

22mai

Bons negócios no Rio

O governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, que mostra adorar transações imobiliárias, entrou em acordo com a BR Petrobras [...]