Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / Dona Canô morre aos 105 anos, em Santo Amaro da Purificação

Sociedade

Bahia

Dona Canô morre aos 105 anos, em Santo Amaro da Purificação

por Redação Carta Capital — publicado 25/12/2012 12h33, última modificação 25/12/2012 18h01
Mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia recebeu alta na sexta-feira, mesmo com piora de seu estado de saúde, por desejar ir para casa
canô

Dona Canô e Gilberto Gil, em 2006. Foto: Valter Campanato/ABr

*Atualizado às 19h de terça-feira 25

Morreu nesta terça-feira 25, Claudionor Vianna Telles Velloso, a Dona Canô. A mãe dos cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia tinha 105 anos e faleceu em sua casa, na cidade de Santo Amaro da Purificação, Recôncavo Baiano, a 67 quilômetros de Salvador.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, ela faleceu por volta de 8h da manhã. O velório ocorrerá a partir das 17h (de Brasília), no Memorial Caetano Veloso, em Santo Amaro. O enterro deve acontecer na quarta-feira 26.

Dona Canô havia recebido alta na sexta-feira 21 do Hospital São Rafael, em Salvador, onde esta internada por isquemia. Ela sofreu uma "leve piora", segundo o boletim médico, mas estava estável hemodinâmica e respiratoriamente o bastante para realizar o desejo de ir para casa.

Por meio de nota, a presidenta Dilma Rousseff disse que “o Natal ficou mais triste” com o falecimento de “uma mulher rica de coragem, principalmente a coragem de ser feliz, como ela mesma gostava de dizer”.

A nota de pesar ainda destaca que a baiana construiu uma família em torno do amor pela cultura, pela Bahia e pelo Brasil, expresso no talento dos filhos, dentre eles, Caetano e Bethânia.

Também em nota, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, lamentou o ocorrido. "Da sua Santo Amaro da Purificação, representou a simplicidade e grandeza de espírito do povo baiano. Bethânia e Caetano são hoje a síntese da força desta grande mulher. Para toda família Veloso e brasileiros, uma perda sentida."

             

Política

Nascida em 15 de setembro de 1907, em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, Dona Canô se transformou em uma importante figura política da cidade e da Bahia. Nas eleições, recebia o cortejo de diversos candidatos políticos em busca de aprovação.

Amiga do senador Antônio Carlos Magalhães (ACM), que manteve com seus aliados a hegemonia do poder no Estado durante décadas, conseguir usar sua influência para trazer melhorias para Santo Amaro da Purificação.

Com informações Agência Brasil.

registrado em: , ,