Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / Bem-vindos ao novo site de CartaCapital

Sociedade

Bem-vindos ao novo site de CartaCapital

por Celso Marcondes — publicado 30/07/2010 11h50, última modificação 12/08/2010 16h03
Estreia o novo site de CartaCapital

O que mudou com o novo site? Muita coisa. Queremos saber a sua opinião. Foto: Olga Vlahou

Finalmente está na rede o novo site de CartaCapital. Passou-se mais de um ano de idas e vindas até que chegássemos aqui, com um resultado, acredito, à altura de nossos leitores. Mas quais são as novidades?

Claro que a linha editorial é a mesma da revista semanal comandada por Mino Carta. O conteúdo do site reflete a busca por matérias exclusivas e pela informação mais qualificada, escrita por jornalistas e colaboradores que não se satisfazem com a informação rasa, procuram sempre a raiz. Não é intenção concorrer com os grandes portais de notícias, nem temos estrutura para isso. Nossa equipe continua enxuta, porém cheia de raça.

O site, é bom que se diga logo, não é a edição digital da revista semanal, é um outro veículo. Parte das matérias da edição impressa você vai encontrar aqui e além delas terá a oportunidade de ler artigos de nossos repórteres sobre assuntos do dia e matérias que repercutam o que saiu na revista. Também encontrará artigos exclusivos de colunistas e colaboradores do site, assim como uma seleção de matérias publicadas nos espaços de outros parceiros na rede.

Quem já nos acompanhava antes vai notar que a quantidade de matérias cresceu muito e a busca ficou mais fácil. Passamos de 4 para 10 editorias. Duas delas reúnem as matérias de outras publicações da Editora Confiança, as revistas mensais Carta na Escola e Carta Fundamental, endereçadas aos professores da rede de ensino. Outra é a Carta Verde, com as matérias que tratam da defesa do meio ambiente e do desenvolvimento economicamente sustentável.

Novos colunistas chegaram. Alguns já nos brindaram com amostras nas últimas semanas, outros estréiam nos próximos dias:
Plínio Arruda Sampaio - hoje candidato à presidência da República - escreve sobre política; a jornalista Eduarda Freitas nos traz suas doces crônicas, diretamente de Lisboa; a antropóloga Marina Barbosa, na sua coluna Desenvolvimento & Outras histórias, reflete seu olhar crítico sobre gestão pública e antropologia; o arquiteto Nabil Bonduki fala sobre habitação, arquitetura e urbanismo, Dal Marcondes escreve sobre o meio ambiente, junto com seus companheiros da revista digital Envolverde; o empresário Oded Grajew e seus colegas do Instituto Ethos abordam a responsabilidade social; Camila Alam e Rodrigo Martins - repórteres da edição impressa da Carta – em suas colunas apresentam textos sobre cultura, ela, e direitos humanos, ele.

Os recém-chegados se juntam àqueles já fiéis ao site: Paulo Cezar da Rosa, direto de Porto Alegre; Milton Nogueira, de Belo Horizonte; Emiliano José, de Salvador; Leandro Fortes e Cynara Menezes, de Brasília; Carlos Leonam e Ana Maria Badaró, do Rio de Janeiro e Alexandre Freitas, de Paris. Além de Rosane Pavam, Antonio Luiz M.C.Costa, Guilherme Felitti, e André Siqueira, daqui de São Paulo.

Também estão agrupadas aqui as colunas da edição impressa: Mino Carta e seus editoriais, Luiz Gonzaga Belluzzo, Delfim Netto, Marcos Coimbra, Maurício Dias, Gianni Carta - direto de Paris -, Sócrates, Márcio Alemão, Thomas Wood Jr. e Vitor Knijnik com seus premiados Blogs do Além. Os artigos dos três doutores, Dráuzio Varela, Riad Yunes e Rogério Tuma estão reunidos na editoria de “Saúde”.

A fotografia, finalmente, ganha seu espaço. Sob coordenação da editora Olga Vlahou, está alinhado aqui no pé da página o nosso acervo dos Retratos Capitais, que sempre abrilhantam a última página da revista impressa.

Talvez a maior novidade seja o espaço aberto ao nosso leitor. Você encontrará aqui na home page o quadro SÓCIO CAPITAL. Ao se cadastrar lá, conhecerá os direitos especiais dos nossos leitores regulares. Um deles, já adianto aqui: você poderá ver seus artigos e matérias publicados no site, será também um construtor destas páginas virtuais.

Outra boa nova é abertura para consulta gratuita de todo nosso arquivo já digitalizado: as edições antigas de CartaCapital na íntegra, que o internauta poderá “folhear” na tela do seu computador.

Junto com este avanço, passamos a oferecer ao leitor a opção de compra da ASSINATURA DIGITAL da revista semanal, que será disponibilizada aos assinantes sempre às sextas-feiras pela manhã. Para conhecer a novidade, clique em CARTA DIGITAL, lá você será direcionado para nosso hotsite na Lector.com, a banca virtual que acolhe nosso acervo e está credenciada para vender as assinaturas digitais.

Uma explicação necessária: o contéudo que publicamos aqui nestes seis anos de vida estará à sua disposição para consulta, bastará clicar no botão SITE ANTIGO. Entretanto, este recurso só estará disponível na próxima semana.

É óbvio que tudo isso só faria sentido se melhorarem as condições de navegabilidade. O suporte da equipe da Inter.net que criou, desenvolveu e hospedou o site nos dá essa garantia. Nestes primeiros dias de funcionamento alguns problemas de acesso serão inevitáveis, mas uma equipe técnica está a postos para resolvê-los, peço sua compreensão.

Uma lacuna já antecipo: ainda não será hoje que estará disponível o espaço para áudio e vídeo. Indispensável, ele só virá quando conseguirmos um conteúdo relevante para oferecer. Chegaremos lá.

Dois agradecimentos finais indispensáveis para Daniel Pinheiro e Ana Luisa Vieira, jovens e muito valorosos jornalistas, seguraram a barra aqui nos piores momentos, mas partiram para outros belos desafios antes do parto.

Enfim, seja bem-vindo, boa leitura. Agora é com você. O espaço abaixo está destinado para suas opiniões. Por favor, use-o sem moderação. E não deixe de nos seguir no Twitter. Twitter e site, descobri, fazem uma bela combinação.

Celso Marcondes
Editor do site