Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / 'Bando de loucos' na web. Corinthians é o time mais popular nas redes sociais

Sociedade

Timão

'Bando de loucos' na web. Corinthians é o time mais popular nas redes sociais

por Comunique-se — publicado 03/03/2011 17h04, última modificação 03/03/2011 17h04
No estudo inédito foram capturadas 112.206 interações citando os 20 clubes brasileiros que irão disputar a primeira divisão do Campeonato Brasileiro

O Sport Club Corinthians Paulista é o time de futebol brasileiro mais popular nas redes sociais, revela o levantamento feito pela MITI Inteligência. A pesquisa realizada durante os dias 11/2 e 15/2 monitorou o buzz nessas mídias sobre o esporte mais popular do País. A aposentadoria do atacante Ronaldo, que estava na equipe paulista, também foi muito comentada.
No estudo inédito realizado pela MITI foram capturadas 112.206 interações citando os 20 clubes brasileiros que irão disputar a primeira divisão do Campeonato Brasileiro deste ano. Para a pesquisa, em que foi utilizada a plataforma PostX, foram monitorados os termos postados no Twitter, Facebook, YouTube, Blogs e Fóruns.
O Corinthians ficou na primeira colocação do ranking, com mais de 25 menções, quase o dobro do Flamengo, que ficou na segunda posição, com mais de 13 mil. A própria pesquisa relaciona a quantidade de citações do time do Parque São Jorge com o anúncio do Fenômeno em parar de jogar futebol profissionalmente, o que aconteceu durante o período do monitoramento. "O principal motivo para esta condição foi a aposentadoria do Ronaldo", afirmou a equipe da MITI Inteligência.
Rio-SP
O levantamento ainda filtrou o conteúdo das mídias sociais relacionando apenas os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro e os quatro grandes de São Paulo (Flamengo, Botafogo, Vasco da Gama e Fluminense; Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos). Nessa parte, o time do técnico Tite permanece no topo.
Entre esses oito clubes, das 4.248 interações capturadas sobre o tema torcedor e futebol, mais da metade é relacionada ao Corinthians. Porém, não foram todas as citações envolvendo o "Timão" que foram positivas, as criticas ao clube também estiveram presentes nas redes sociais.
"Desse conteúdo, 40% se referia ao Ronaldo, demonstrando a importância do jogador para o clube e torcida. 58,12% do conteúdo apresentou um caráter neutro, 25,13% positivo e 16,75% foram comentários negativos - principalmente manifestações das outras torcidas que expressavam sua rivalidade com o clube e, por conseqüência, seu descontentamento com o ex-jogador Ronaldo", analisa a consultoria.
* Matéria originalmente publicada pelo Comunique-se

registrado em: