Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / Após noticiar linchamento de jovem negro, site de CartaCapital sofre ataque

Sociedade

Crime cibernético

Após noticiar linchamento de jovem negro, site de CartaCapital sofre ataque

por redação — publicado 11/04/2014 16h47, última modificação 11/04/2014 16h50
A ação começou às 11h48, logo após a notícia do blog Negro Belchior viralizar nas redes sociais. Ação continuava em curso até o final da tarde desta sexta-feira.
belchior.jpg

O post que foi atacado durante esta sexta-feira

Poucos minutos após a notícia da morte do adolescente negro Alailton Ferreira, de 17 anos ser postada no Facebook e circular fortemente nesta rede sociais, começou um ataque ao site de CartaCapital. O ataque foi pontual, direcionado contra este post específico do blog Negro Belchior, página abrigada pelo site de CartaCapital que trata exclusivamente de questões raciais.

O tipo de ataque utilizado consiste em sobrecarregar o servidor com um grande número de acessos falsos, feito por diferentes fontes. Desta Sobrecarregado, o servidor cai, derrubando todo conteúdo que nele está hospedado.

Graças ao sistema de proteção do site (que foi inclusive reforçado durante o ataque), o blog Negro Belchior sofreu apenas duas quedas de poucos minutos, e o site de CartaCapital em si manteve-se no ar.

O usuário pode experimentar ainda um atraso de alguns segundos ao acessar o site Negro Belchior, devido às medidas de proteção adotadas.

O post de Douglas no Facebook já havia impactado mais de 1,2 milhões de time lines até as 17h desta sexta-feira, e a tendência é que cresça ainda mais. No jargão de internet, “viralizou”.

Historicamente, textos postados pelo site de CartaCapital com questões relativas a racismo, ao feminismo e à questão LGBT têm uma boa receptividade da maioria dos leitores e, em geral, boa audiência. Por outro lado, contudo, geram um contingente de mensagens de ódio significativo.