Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / Alemanha volta a ser Alemanha e faz 4ª semifinal seguida

Sociedade

Copa do Mundo

Alemanha volta a ser Alemanha e faz 4ª semifinal seguida

por Luiz Augusto Lima — publicado 04/07/2014 15h28, última modificação 04/07/2014 16h36
O time deixa de lado o jogo de toque de bola das primeiras partidas e mostra eficiência para vencer a França no Maracanã. Por Luiz Augusto Lima
Franck Fife / AFP
Mats Hummels

O zagueiro Hummels celebra o gol contra a França, que deu a vaga à Alemanha na semifinal

Com um jogo costurado na sua medida, e favorecida pelo gol relativamente precoce de Hummels, a Alemanha chega à sua quarta semifinal consecutiva em Copas do Mundo.

Se o jogo foi morno no Maracanã, a vitória por 1 a 0 sobre a França pode ser vista com euforia pelos alemães. Finalmente neste Mundial, a Alemanha voltou a ser Alemanha. Isso quer dizer que o time de Joachim Löw está mais preparado do que nunca para buscar o tetra.

O bonito toque de bola herdado do Bayern de Munique do técnico Pep Guardiola foi guardado na gaveta da cômoda. E Löw retirou do armário a obediência tática, a frieza e o controle típicos dos germânicos.

A França nada pôde fazer. O voluntarioso Pogba ficou perdido, deixando Benzema solitário lá na frente (o bom atacante merecia melhor sorte nesta Copa). Vale destacar também o baixinho Valbuena, que tentava em vão acertar um cruzamento venenoso.

Mas o resto dos “Bleus” foi de uma passividade capaz de deixar corada toda a pequena aldeia de Asterix e Obelix, que não se entregava nunca.

Que os céus ajudem o adversário da Alemanha na semifinal da próxima terça-feira, às 17h, no Mineirão. Não será nada fácil.

*Luiz Augusto Lima é integrante do blog Esporte Fino, parceiro de CartaCapital