Você está aqui: Página Inicial / Saúde / São Paulo tem exames gratuitos de HIV nesta quinta-feira

Saúde

Dia Mundial da Saúde

São Paulo tem exames gratuitos de HIV nesta quinta-feira

por Agência Aids — publicado 07/04/2011 09h57, última modificação 07/04/2011 09h57
Testes gratuitos de HIV e dependência química acontecerão numa Feira da Saúde no Páteo do Colégio, centro de São Paulo, para mais de 25 mil pessoas

A Secretaria de Estado da Saúde promoverá nesta quinta-feira, 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, testes gratuitos de HIV e dependência química em Feira da Saúde no Páteo do Colégio, centro de São Paulo, para mais de 25 mil pessoas.

Os profissionais de saúde do Programa Estadual de DST/Aids, além de promoverem a prevenção com a distribuição de 30 mil preservativos, disponibilizarão testes rápidos para diagnóstico do HIV, com resultados prontos em cerca de 15 minutos. Também haverá entrega de folders sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e aids. O horário dos testes será das 9h às 17h.

Durante a programação, o visitante poderá também avaliar seu risco de dependência do uso do álcool, tabaco e outras substâncias psicoativas, por meio do questionário Assist (Alcohol Smoking and Substance Involvement Screening Test), desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O teste identifica pessoas com risco de alcoolismo e outras dependências químicas, possibilitando o encaminhamento para tratamento em serviços especializados.

A Feira da Saúde, organizada em parceria com a Associação Comercial de São Paulo, contará com a colaboração de entidades de saúde de todo o estado de São Paulo. No local, serão mais de 30 estandes com serviços como autoexame da tireoide, glicemia capilar – para verificar os níveis de diabetes, prevenção da saúde ocular, avaliação física, avaliação do Índice de Massa Corpórea (IMC), campanha de saúde auditiva, teste de ovulação e aferição de pressão arterial, entre outros.