Você está aqui: Página Inicial / Saúde / Lideranças LGBT se reúnem para definir respostas à Aids em Salvador

Saúde

HIV

Lideranças LGBT se reúnem para definir respostas à Aids em Salvador

por Agência Aids — publicado 14/03/2011 16h57, última modificação 14/03/2011 17h11
Curso enfoca políticas públicas e atividades de prevenção

Curso enfoca políticas públicas e atividades de prevenção

As atividades enfocam dois aspectos: advocacy (incidência política) no Executivo e no Legislativo, a fim de garantir o aumento de ações e recursos financeiros no enfrentamento das DST/aids entre a população de gays e outros HSH, bem como aprovar legislação que promova sua cidadania e direitos humanos da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT).

O segundo aspecto é a prevenção nesta população. Os participantes irão elaborar durante as oficinas um plano de advocacy junto ao Executivo e Legislativo, e um plano de prevenção, ambos para implementação nas cidades e Estados onde moram.

Segundo dados do Ministério da Saúde, as notificações de aids nas categorias de transmissão homo e bissexuais representam quase 30% do total anual de novos casos da doença.

Apesar dos dados epidemiológicos, o valor médio destinado a ações de prevenção para população de gays e outros HSH nos Planos de Ações e Metas (PAM) dos Estados e municípios contemplados pela Política de Incentivo do Ministério da Saúde foi de apenas 4,22% do total para prevenção no ano de 2009.

As estratégias de advocacy definidas no curso visam à atuação em parceira com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde para que haja mais recursos e intensificação das ações de prevenção, diagnóstico e atenção junto aos gays e outros HSH. Também tem o objetivo de promover a efetiva implantação nos estados do Plano Nacional de Enfrentamento da Epidemia de aids e das DST entre Gays, HSH e Travestis.

A iniciativa tem o apoio do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, e é executado pela Associação Paranaense da Parada da Diversidade (APPAD).

Serviço:
Data: 13 a 17 de Março de 2011
Local: Hotel Mar Azul - Av. Sete de Setembro 3937 (Barra)
Horário: 09 às 18 horas.

Texto publicado na Agência de Notícias da Aids