Você está aqui: Página Inicial / Saúde / Começou a campanha anti-HIV em todo Brasil

Saúde

Cuidados

Começou a campanha anti-HIV em todo Brasil

por Agência Aids — publicado 17/11/2010 12h05, última modificação 17/11/2010 12h07
O teste anti-HIV é oferecido de forma gratuita e sigilosa. O projeto "Fique Sabendo 2010" acontece em todo o país

Por Talíta Martins*

O Estado de São Paulo lançou nesta terça-feira a Campanha “Fique Sabendo” 2010. Na capital paulista, os profissionais de saúde realizaram mais de 100 testes rápidos na Matilha Cultural, espaço escolhido para o lançamento do projeto organizado pelos programas Estadual e Municipal de DST/Aids . Em todo o Brasil a campanha acontece até o dia 1º de dezembro.

A Matilha é um espaço localizado no centro da cidade que integra sala de cinema, espaço para exposições e sala multiuso. A intenção do projeto é oferecer o teste de HIV em diferentes lugaress onde a população possa ter mais acesso no dia-a-dia.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo, Maria Clara Gianna, 470 municípios e mais de 40 mil profissionais de saúde estão participando da terceira edição da Campanha Fique Sabendo no Estado. “Nosso objetivo é testar mais de 120 mil pessoas até o Dia Mundial de Luta Contra Aids”, comentou.

A operadora de caixa Jackeline Moraes, de 21 anos, decidiu fazer o teste porque não usou preservativo nas últimas relações sexuais. “Quando descobri que tinha a oportunidade de fazer o exame em 30 minutos não pensei duas vezes”, disse.

A facilidade do acesso ao teste também foi elogiada pelo colombiano e professor de espanhol Jairer Cardona. “ Fui bem recebido pelos profissionais de saúde e o direito ao sigilo sorológico foi respeitado”, afirmou. Jairer, que mora na região, disse que fez o teste porque tinha curiosidade.

A próxima ação conjunta dos Programas Estadual e Municipal vai acontecer no dia 30 de novembro, no Pateo do Colégio, centro paulistano.

O teste anti-HIV é oferecido em todo o país de forma gratuita e sigilosa. Para informar-se sobre os locais de testagem no Estado de São Paulo, acesse o site: www.crt.saude.sp.gov.br ou ligue para 0800 16 25 50.

*Matéria orignamente publicada na Agência Aids