Você está aqui: Página Inicial / Revista / Rir para não chorar / Presente duplo para Boulez
Número 882,

Cultura

Música

Presente duplo para Boulez

por Alvaro Machado — publicado 11/01/2016 05h45
Diálogo entre música eletrônica e violino em tempo real
Bruno Schultze
Flo-Menezes

O compositor Flo Menezes

O compositor Flo Menezes, também pianista, maestro e teórico da música nova, inclina-se a projetos ambiciosos, disposição esperável de quem teve por mestres diretos Willy Corrêa de Oliveira, Luciano Berio, Karlheinz Stockhausen e Pierre Boulez.

Violino e música eletrônica em tempo real dialogam no mais recente item da Série +, do selo Sesc, o DVD Boulez +, idealizado pelo paulistano. Menezes convidou cinco compositores contemporâneos brasileiros para criações em torno da escrita bouleziana: Sergio Kafejian, Alexandre Lunsqui, Martin Herraiz, Tiago Gati e Marcus Siqueira. Constam, ainda, obras de Menezes e execuções das seminais Anthèmes, de Boulez, lideradas pelo violino de Cláudio Cruz.

O produto “fora de série” também se vale do videomaker Raimo Benedetti para traduzir em imagens a espacialização sonora exigida por essas composições atonais. O francês ganha, assim, “um presente duplo por seus 90 anos: a primeira gravação mundial de Anthèmes 1 e a primeira em surround de Anthèmes 2”, celebra Flo. Inclui-se libreto “passo a passo” de 40 páginas com textos de Maurício Ayer.