Você está aqui: Página Inicial / Revista / Petrobras na tormenta / A desafiadora passagem do tempo em 'Acima das Nuvens'
Número 832,

Cultura

Cinema

A desafiadora passagem do tempo em 'Acima das Nuvens'

por Orlando Margarido — publicado 11/01/2015 08h20
Personagens de Juliette Binoche e Kristen Stewart são construídas com esmero pelo diretor francês Olivier Assayas
Reprodução

Há muitos temas envolvidos em Acima das Nuvens, novo filme do francês Olivier Assayas em cartaz. No mais imediato está o universo da representação. Maria Enders (Juliette Binoche) é uma grande atriz europeia, de filmes e palcos. Sua vida atribulada exige uma assistente, Valentine (Kristen Stewart), sombra e espécie de consciência da outra. É esta que ajuda a atriz a optar por interpretar numa remontagem teatral não a personagem jovem que a celebrizou, mas a antagonista desta, mais apropriada a sua idade atual.

O debate é o primeiro sintoma da passagem do tempo, outro dos vértices do drama, confirmado pela morte do dramaturgo em questão. A sugestão da velhice surge mais aguda quando a diva conhece a possível parceira (Chloë Grace Moretz), produto da fugacidade hollywoodiana. Assayas articula com tanto esmero as razões em jogo que faz dos personagens seres densos na aparência, mas destituídos de concretude, como o efeito climático a que alude o título.

registrado em: ,