Você está aqui: Página Inicial / Revista / Especial Eleições / Google Inbox visa e-mail sem confusão
Número 823,

Tecnologia

Internet

Google Inbox visa e-mail sem confusão

por Felipe Marra Mendonça publicado 03/11/2014 05h28, última modificação 03/11/2014 05h47
Para evitar que usuário perca tempo, serviço recém-anunciado cataloga e agrupa mensagens por tipo
Jewel Samad / AFP
Inbox by Gmail

Jason Cornwell, o designer principal do "Inbox by Gmail", mostra o aplicativo funcionando em um smartphone em evento em Nova York, em 29 de outubro

Na quarta-feira 22, o Google anunciou o Inbox, um serviço que tem como principal ambição revolucionar o modo com que as pessoas utilizam o e-mail. Segundo Sundar Pichai, vice-presidente de Android, Chrome e aplicativos da empresa, o crescimento do uso do e-mail gerou um excesso de mensagens que pode criar problemas. “Nós recebemos cada vez mais e-mail e informações importantes ficam enterradas em meio a essas mensagens, de modo que nossas tarefas cruciais acabam ficando esquecidas, especialmente quando usamos smartphones. Para muitos de nós, lidar com e-mail virou um suplício diário que nos distrai do que realmente deveríamos estar fazendo, em vez de nos ajudar a cumprir essas tarefas”, escreveu Pichai no blog oficial da empresa.

O aplicativo para Android e iOS pretende ajudar os usuários a “conquistar” suas caixas de mensagens com algumas inovações interessantes. A primeira delas é chamada de bundle, ou pacote. Com ela o Inbox tenta organizar a caixa de entrada ao reunir os e-mails, segundo uma temática geral. Recibos ficam num pacote de mensagens, e-mails do banco ficam em outro pacote e assim elas podem ser lidas juntas e rapidamente apagadas ou arquivadas. O aplicativo também pode ser instruído a reunir outros tipos de mensagem pelo próprio usuário.

A segunda parte da batalha do Google contra a confusão na caixa de entrada é bem interessante e chama-se highlights, ou destaques. O Inbox tira as principais informações de e-mails importantes, como roteiro de viagem ou ingressos para diferentes eventos, além de puxar fotos e documentos que tenham sido enviados por e-mail. Feito isso, o aplicativo insere links para o check-in online nas mensagens sobre reservas de voos e faz rastreamento em tempo real das entregas dos produtos listados em e-mails com recibos de compras em lojas online.

Além dos pacotes e dos destaques, o Inbox também permite que o usuário anote coisas importantes em listas de afazeres, como marcar uma reserva de restaurante ou levar as roupas na lavanderia e insere o telefone do restaurante desejado ou um mapa da lavanderia no item. As três inovações são úteis, mas falta consertar a outra ponta do aplicativo, que é o próprio usuário. Nem todo mundo responde aos e-mails na hora ou organiza tudo como a empresa propõe, deixando para depois. E não há aplicativo que nos conserte, infelizmente.

Abaixo, o vídeo de lançamento (é possível acionar as legendas em português):

registrado em: , , ,