Você está aqui: Página Inicial / Revista / A misteriosa morte do torturador / O tempo certo de "Entre Vales"
Número 798,

Cultura

Cinema

O tempo certo de "Entre Vales"

por Orlando Margarido — publicado 08/05/2014 04h22, última modificação 08/05/2014 04h22
No filme do diretor Philippe Barcinski, a constatação de força está no redemoinho em que é apanhado o personagem interpretado por Ângelo Antônio
Divulgação
Ângelo Antônio

Em interpretação visceral, Ângelo Antônio vive jornada errática

O homem urbano e suas crises são os elementos norteadores do ainda breve cinema de Philippe Barcinski. Pode ser de uma questão comezinha, do ato rotineiro, no curta-metragem Janela Aberta, ou de tragédias verdadeiras como morte e desilusão, temas da estreia no registro longa, Não por Acaso, em 2007. Barcinski também trabalha com frequência com o recurso do embaralhamento do tempo, do jogo de memória, e Palíndromo, outro curta, é significativo da predileção. Essas vertentes reúnem-se em Entre Vales, novo filme do diretor previsto para a quinta 8, e são ao mesmo tempo força e limitação da obra.

Na constatação de força está o redemoinho em que é apanhado o personagem de Ângelo Antônio, em desempenho visceral. Pai de família e arquiteto bem-sucedido, Vicente vê seu mundo ruir quando é traído no trabalho, abandonado pela mulher e, por fim, perde o único filho, seu maior lastro. Com tudo isso vão suas perspectivas, a estima, e o local mais aceitável de sua indigência é um lixão, do qual se aproximou por força da profissão. A finalidade clara é a do ser que se agrega àquele aterro como ser desprezado, e dada essa condição há pouco mais ao que somar de impacto dramático. O limite parece servir à manipulação paulatina dos acontecimentos, em idas e vindas no tempo que nos permite acompanhar as razões do protagonista. Se há desgaste do drama, por sorte há também um ator exemplar na representação em tom menor que valoriza a contenção perante os distúrbios e massacre da vida na grande cidade. De outra forma, a situação soaria um tanto irreal.

registrado em: