Você está aqui: Página Inicial / Revista / Por dentro do Irã / Sexy vingadora
Número 792,

Cultura

Calçada da memória

Sexy vingadora

por José Geraldo Couto — publicado 04/04/2014 11h30, última modificação 04/04/2014 11h30
Nascida em 1949 na Carolina do Norte, filha de uma enfermeira de origem cheyenne e de um mecânico da aeronáutica negro, Pam Grier mudou-se aos 18 anos para Los Angeles, onde começou sua carreira
AFP
Pam Grier

Pam Grier, justiça poética em seu caminho como estrela

Há uma espécie de justiça poética no fato de Pam Grier, estuprada por dois garotos quando tinha 6 anos de idade, ter se tornado estrela de dezenas de filmes em que usa sua sensualidade exuberante para se vingar de homens cruéis.

Nascida em 1949 na Carolina do Norte, filha de uma enfermeira de origem cheyenne e de um mecânico da aeronáutica negro, mudou-se aos 18 anos para Los Angeles, onde se empregou como recepcionista da American International Pictures. Foi ali que o diretor Jack Hill a descobriu e a chamou para atuar em produções da blaxploitation – subgênero de filmes baratos de sexo e ação protagonizados por negros e destinados inicialmente ao público afro-americano.

Logo ela se firmou como principal atriz do filão. Em The Big Bird Cageb era uma mistura de criminosa e revolucionária que libertava mulheres de um presídio hediondo. Em Coffy, encarnava uma enfermeira que justiçava traficantes assassinos. Em Foxy Brown, passava-se por prostituta de elite para se vingar do mafioso que matara seu namorado.

Com o declínio da blaxploitation, foi relegada a papéis menores e a seriados como Miami Vice, até ser resgatada nos anos 90 por John Carpenter (Fuga de Los Angeles) e principalmente Quentin Tarantino (Jackie Brown). Ganhou finalmente status de atriz respeitada.

Conffy (1973)

Quando sua irmãzinha de 11 anos é internada em estado grave por consumo de heroína contaminada, a enfermeira Coffy (Pam Grier) parte para uma vingança feroz contra traficantes, cafetões e mafiosos do submundo de Los Angeles. Dirigido por Jack Hill, um thriller sexy e violento típico da blaxploitation.

Fuga de Los Angeles (1996)

No futuro (2013!), uma série de terremotos tornou Los Angeles uma ilha onde vive a escória da sociedade. A filha do presidente, dominada por um terrorista, vai à cidade com uma bomba. O mercenário Snake Plissken (Kurt Russell) terá de detê-la, com a ajuda da líder de gangue local Hershe Las Palmas (Pam Grier).

The L World (2004-2009)

Série de tevê sobre um grupo de amigas lésbicas e suas relações com família, trabalho e sociedade. Pam Grier é a meia-irmã alcoólatra da protagonista Bette (Jennifer Beals), casada com Tina (Laurel Holloman). Também no elenco Mia Kirshner e, em alguns episódios, Rosanna Arquette e Lolita Davidovich.