Você está aqui: Página Inicial / Revista / O Chavismo sob pressão / Sorria, você está filmando
Número 788,

Política

Tecnologia

Sorria, você está filmando

por Felipe Marra Mendonça publicado 24/02/2014 04h59
O Google lança um manual de conduta para seus óculos Big Brother
Wilbert Baan / Flickr
Google Glass

"Seja delicado e explique o que o Google Glass faz", ensina a empresa

O google publicou na semana passada um documento com uma série de mandamentos para os compradores do Google Glass, um computador que se parece com um par de óculos, munido de tela e câmera, sempre conectado à internet.

Muitos aparelhos são acompanhados de instruções, mas os manuais simplesmente ensinam como operar o equipamento. O que o Google publicou é inusitado, uma espécie de lista com dicas de comportamento para quem usa o Glass. O que a companhia pretende é evitar que esses compradores pioneiros se tornem maus usuários, dando ao aparelho uma imagem negativa por conta do uso que fizerem dos óculos.

Um exemplo foi o de um “explorador”, que é como o Google chama o usuário dos óculos, que não gostou da política de um café de Seattle. O Lost Lake Cafe proíbe o uso do aparelho. “Ele entrou aqui, não gostou e tentou forçar a demissão da garçonete que pediu a ele para tirar o aparelho”, disse o dono do estabelecimento, David Meinert.

Segundo o documento, acessível no endereço https://sites.google.com/site/glasscomms/glass-explorers, os compradores do Google Glass têm atraído bastante atenção e suscitado diferentes reações, desde curiosidade até o receio por conta do que o aparelho pode fazer. O principal receio se dá por conta da câmera, capaz de gravar tudo o que acontece de modo imperceptível. Por isso a empresa sugere aos usuários que “peçam permissão” para tirar fotos ou gravar imagens: “Ficar sozinho em um canto de uma sala olhando todo mundo e os gravando com o Glass não cria um ambiente amistoso”.

O trecho final do texto contém a singela sugestão de que um usuário do Glass não deveria ser “esquisitão ou mal-educado”. É quase uma paródia de um manual de boas maneiras. “Respeite os outros e, caso eles tenham perguntas sobre o Glass, não se indisponha. Seja delicado e explique o que o Glass faz. Lembre-se que uma demonstração rápida pode deixar uma boa impressão. Nos lugares em que celulares com câmeras não são permitidos, o mesmo se aplica ao Glass. Se pedirem que você desligue os seus óculos, faça isso.”

registrado em: