Número 779,

Política

Refogado

Peru com pinga

por Marcio Alemão publicado 15/12/2013 07h38
Uma nobre bebida para temperar o seu Natal
Flickr / icebox79deluxe
Peru

Para a ceia de natal, peru temperado com uma redução de pinga

Também por isso, por ter falado sobre boa cachaça na semana passada e pela proximidades das folias de Noel, fui me lembrar de uma velha receita de peru assado temperado com uma redução de pinga. Mas tem de ser boa pinga. Como diz um amigo: o que você coloca na panela sai da panela.

O mais difícil de se conseguir nessa receita é uma boa seringa com uma agulha mais grossa. Também diria que melhor que comprar o peru congelado, o ideal seria criá-lo.

Não riam. Chegaram a fazer isso comigo, quando era uma dócil criança. Não foi exatamente com um peru, mas com um pato. Cuidei dele, dei nome a ele, colocava-o para nadar em um coxo com água, corria atrás dele. Na verdade, ele deveria me odiar, mas nunca me ocorreu pensar de outra maneira: éramos os melhores amigos até que um dia ele apareceu assado no meu prato.

Lembro bem do constrangimento da família quando perguntei se o que estava no meu prato era o meu amiguinho. Não me revoltei. Percebi que meu caráter ou coração não eram grande coisa e comi meu amigo.

Mas vamos deixar esse paticídio de lado e atacar o freezer do mercado e escolher o seu peru sem perguntas ou qualquer outro tipo de intimidade.

Depois de descongelado, lave muito bem para tentar tirar um pouco do tempero já aplicado.

Em uma panelinha, vamos considerar as medidas para um peru médio, coloque dois copos de boa pinga, o suco de duas laranjas, uma colher de sopa de mel e um dente de alho amassado. Isso você deixa reduzir em fogo brando até a metade. Acrescente um pouco de sal. Coe muito bem, acrescente 100 ml de azeite de oliva extravirgem e comece a aplicar injeções por todo o peru durante quatro dias. A cada picada, massageie a área para que o líquido se espalhe. Na forma que ele estiver, mais líquido vai se juntar. Faça a sucção de tudo e continue injetando.

Antes de assar deixe fora da geladeira. Passe uma boa quantidade de manteiga em todo ele, termine de injetar todo o líquido e asse como manda o fabricante.

Um conselho: proteja mais as coxas, no primeiro momento, com mais alumínio.

Dá supercerto.

registrado em: