Você está aqui: Página Inicial / Revista / Presos e privilegiados / De tantos delírios
Número 776,

Cultura

Cinema

De tantos delírios

por Orlando Margarido — publicado 24/11/2013 09h04, última modificação 24/11/2013 09h36
O filme "Lira Paulistana e a Vanguarda Paulista" mostra como novas propostas artísticas influenciaram seu tempo e adiante, sem que se percebesse no período
Divulgação
Lira Paulistana

Língua de Trapo, cadeira cativa de humor

Lira Paulistana e a Vanguarda Paulista
Riba de Castro

Um dos exercícios além da memória possíveis em torno de Lira Paulistana e a Vanguarda Paulista, em cartaz e disponível em DVD e online, é refletir sobre como novas propostas artísticas influenciaram seu tempo e adiante sem que houvesse a percepção no período em que vigoraram. Também que carregaram verdades e mitos só depois avaliados. Saber pelo documentário de Riba de Castro que Arrigo Barnabé, símbolo de uma independência musical nos anos 1980, nunca tocou no pequeno porão da Rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros, pareceria a alguns tão surpreendente quanto lembrar que Tarsila do Amaral não participou na exposição da Semana de 22. Para alguns também o impacto do cenário cultural do Lira Paulistana estaria na mesma medida da alcançada pelos modernistas.


Tanto mais que o endereço fundado por um grupo de jovens ansiosos por ceder espaço à experimentação, entre eles o diretor, firmou-se e consagrou-se na música, mas se abriu a outras linguagens. O teatro foi uma delas e inaugurou a casa em outubro de 1979. Elias Andreato encenava com frequência ali.

O Lira também foi gravadora e editora. Muitas vezes registrava os músicos que apresentava, num elenco de nomes como Itamar Assumpção, Ná Ozetti, Suzana Salles, Luiz e Paulo Tati, Cida Moreira e os grupos Língua de Trapo e Premeditando o Breque, numa vertente mais experimental, e do rock como Inocentes, Titãs e Ultraje a Rigor, dando exemplo da diversidade que imperava. Muitos deles dão seu depoimento e atestam o que não ficou apenas como um entusiasmo passageiro, sintoma próprio dos fatos definidores.

registrado em: