Você está aqui: Página Inicial / Revista / Marina Silva + Eduardo Campos = ? / No Cáucaso nordestino
Número 770,

Cultura

Teatro

No Cáucaso nordestino

por Álvaro Machado — publicado 12/10/2013 11h34, última modificação 12/10/2013 12h18
A peça "O Duelo" estabelece diálogo entre perspectivas socioculturais brasileiras e questões universais discutidas pela “idade do ouro da literatura russa”
Renato Mangolin
O Duelo

Sergio Siviero e Camila Pitanga na narrativa tchekhoviana que vai do "Mar Negro" ao Sertão

O Duelo
Georgette Fadel, Mundana Cia.
Centro Cultural São Paulo
Até 15 de dezembro

Com sua história ambientada no Cáucaso russo, porém embebida de coordenadas do Sertão de Inhamuns, no Ceará, o conto O Duelo, de Anton Tchekhov, escrito em 1891, assinala a quarta incursão da paulistana Mundana Cia. com autores russos. O procedimento de estabelecer contatos entre perspectivas socioculturais brasileiras contemporâneas e questões universais discutidas pela “idade do ouro da literatura russa” mostrou-se fecundo a partir do sucesso de O Idiota, de Dostoievski (2010), cuja apresentação demandava dois dias.

A capitanear um dos núcleos da companhia, o ator e diretor cearense Aury Porto foi agraciado com a presença magnetizante da atriz Camila Pitanga, que também assumiu o projeto como coprodutora. Ela interpreta Nadiejda, personagem que remete à Anna Karenina de Tolstoi.

Para conferir relevo vivencial à dramaturgia (de Porto com Vadim Nikitin), a dupla compôs quarteto com a diretora Georgette Fadel e o assistente de direção Diego Moschkovich. Rumaram para regiões ao longo dos litorais dos mares Negro e Cáspio, a conhecer “lugares estigmatizados como periferias da ex-União Soviética, bem como da atual Rússia, assim como o Nordeste está, ainda, à margem do sistema brasileiro”, na comparação de Aury. Depois, com outros sete atores, o grupo internou-se por dois meses em três cidades cearenses. Fruto de interação com os moradores, cores inusitadas aparecem na narrativa em torno de um embate de morte entre um romântico incurável e um darwinista social.

registrado em: ,