Você está aqui: Página Inicial / Revista / Eike desmancha: o que sobra do império X / Cosmo expandido
Número 769,

Cultura

Bravo!

Cosmo expandido

por Alvaro Machado — publicado 07/10/2013 05h04, última modificação 07/10/2013 05h23
Com simples cortinas pretas e painéis pintados, a encenação da peça 'Cosmo expandido' obedece ao critério de depuração, a valorizar a expressão dos intérpretes
Divulgação/Emídio Luisi
nossa cidade

Uma visão telescópica do sentido da vida

Após dois anos de pesquisas e ensaios, interrompidos apenas por dois meses de férias, o Centro de Pesquisas Teatrais estreia Nossa Cidade, peça com a qual o escritor e dramaturgo Thornton Wilder (1897-1975) ganhou seu segundo Prêmio Pulitzer, em 1938.

Para que se visse encenado no palco do Teatro Anchieta, o épico naturalista foi “reconstruído” por Antunes de maneira a evidenciar “as origens e os mecanismos internos de um sistema social, político e econômico (norte-americano) cujas determinações ainda vigoram em boa parte do mundo”, conforme assinala Leonardo Ventura, ator no papel central de “diretor de cena”, uma espécie de narrador onipresente. À época de sua escrita, Wilder testemunhava “recrudescimento da Grande Depressão” e lamentava as altas taxas de desemprego, temas retornados à ordem do dia em todo o planeta desde 2008.

Do microcosmo da pequena cidade fictícia de Grover’s Corners, no início do século XX, e do cotidiano das famílias Gibbs e Webb, Nossa Cidade lança pontes para uma “visão telescópica” dos sentidos de vida e morte em sociedade. Uma premissa do autor que o CPT procurou ampliar. Com simples cortinas pretas e painéis pintados, a encenação obedece a critério de depuração, a valorizar a expressão dos intérpretes.

“A técnica de ator desenvolvida por Antunes chegou a uma espécie de ápice e tornou-se a principal coordenada do processo, que nos revelou as intenções profundas e a poesia do texto”, diz Ventura. Para adequar as tipologias, entre os 16 nomes do elenco comparecem convidados como Mateus Carrieri. No backstage transitaram 24 colaboradores.

Nossa Cidade - Antunes Filho

Sesc Consolação, São Paulo

Até 8 de dezembro