Você está aqui: Página Inicial / Revista / Nas barbas de Patriota / Bisturi zombeteiro
Número 764,

Política

TV

Bisturi zombeteiro

por Nirlando Beirão publicado 01/09/2013 08h37
Beleza S/A é um seriado de 13 episódios que trafega, com sarcasmo fino e humor negro, pelos bastidores de um consultório de cirurgia plástica
Divulgação
Beleza S/A

Escultura. Um saudável debate sobre ética e estética

Dois negócios paradoxais prosperam exponencialmente: o negócio da morte e o negócio da vida. Por negócio da vida entenda-se todo aquele aparato clínico, cosmético, esportivo, nutricional e fisioterápico que busca, com crescente legitimidade, o segredo da fonte da eterna juventude. Como as pessoas, graças aos avanços da medicina, vão de fato ficando mais velhas, elas querem urgentemente parecer mais jovens.

Beleza S/A (GNT, quartas-feiras, às 23 horas) é um seriado de 13 episódios que trafega, com sarcasmo fino e humor negro, pelos bastidores de um consultório de cirurgia plástica, no qual o bisturi de dois médicos, assistido pelo know-how de uma endocrinologista, se credencia a operar o sonho estético de uma clientela ansiosa, disposta a tudo. Os dois cirurgiões repetidamente divergem sobre os procedimentos: o mais veterano (Antonio Petrin) demonstra certo compromisso com a ética, o mais novo (Antonio Saboia) gosta de brincar de deus.

O tema é uma delícia, tanto que não surpreende ver na dupla de criação (ao lado de Andrea Barata Ribeiro) o escritor Marcio Alemão, que assina nesta CartaCapital a coluna Refô. A ironia passeia alegremente pelo script, com atenção aos detalhes. Batizar a clínica de Uberwald, com essa fragrância de imposição germânica, é um desses detalhes. A presença, digamos, autobiográfica da atriz convidada Claudia Alencar só pode ser uma sutil estiletada.

Há momentos, em Beleza S/A, em que a cadência da direção e a fluência do texto parecem não estar falando a mesma língua. No entanto, ainda que Beleza S/A não venha a produzir um Davi de Michelangelo, tampouco sairá dessa clínica uma réplica de Michael Jackson.

registrado em: