Você está aqui: Página Inicial / Revista / Black Blocs / Tempero plebeu
Número 760, Agosto 2013

Cultura

TV

Tempero plebeu

por Nirlando Beirão publicado 04/08/2013 10h11
Se Downton Abbey fosse livro, metade dos escritores mais estimados da Inglaterra, aposto eu, adoraria botar no seriado a sua assinatura
Downton Abbey

A criadagem é a própria caricatura do patronato

Se Downton Abbey fosse livro, metade dos escritores mais estimados da Inglaterra, aposto eu, adoraria botar nele a sua assinatura. De Jane Austen a J. K. Rowling, de William Makepeace Thackeray a P. D. James, aquela atmosfera de nobiliarquia rural bafeada de humor retrô e de fricotes decadentes costuma ser um convite à melhor ficção.

O que torna ainda mais notável o voo-solo de Julian Followes, que criou e escreve o seriado. Followes apropria-se aqui e ali da tradição literária mesmerizada pela aristocracia de sangue e terra e consegue ser, ainda assim, muito original, ao inverter radicalmente o código da narrativa: em Downton Abbey, a criadagem é mais intensa, dramaturgicamente muito mais rica, do que o emperequitado escalão do patronato.

Com quase um ano de atraso, Downton Abbey estreou sua terceira temporada esta semana no Brasil (GNT, quintas-feiras, às 22h30). São nove episódios, a tempo de usufruir as consequências mercadológicas e simbólicas do mais recente dos reiterados espetáculos propiciados pela monarquia britânica: o nascimento do Bebê Real. Assim como os senhores de Downton Abbey, a monarquia aparenta ser o frívolo adereço de um passado renitente. Mas que tem seu encanto, tem.

Mais até para as plateias privadas de um sistema de nobreza para chamar de seu – ou que vá além da vulgaridade da celebs made in Holywood. O Oscar da tevê americana, o Emmy, acaba de oferecer 12 indicações à série. Não por acaso, o minueto dos Crawley, às voltas com o vendaval implacável das mudanças, ganhou em sua terceira estação o tempero plebeu – ainda que milionário – de uma matrona d’além Atlântico, Martha Levinson, mãe da condessa de Grantham. A recém-chegada é escandalosamente encarnada por Shirley MacLaine. Com ela por perto ninguém mais há de se enfastiar em Downton Abbey.

registrado em: ,