Você está aqui: Página Inicial / Revista / A saúde está doente / Segurança ou censura?
Número 757, Julho 2013

Tecnologia

Tecnologia

Segurança ou censura?

por Felipe Marra Mendonça publicado 15/07/2013 10h28
No Irã, o governo pede aos cidadãos que criem um e-mail oficial para a troca de informações
AFP
Ira

Serviço nacional de email tem o domínio @post.ir e é pago

O governo iraniano prima por sua criatividade de cercear as liberdades individuais de seus cidadãos na internet. O mais novo esquema das autoridades de Teerã é exigir que as pessoas abram contas no “serviço nacional de e-mail” para garantir uma comunicação “segura” com servidores públicos. “A partir de agora todo iraniano deve receber um endereço especial de e-mail com o seu código postal para uma interação mútua e uma melhor comunicação entre o governo e o povo. Com a alocação de um endereço de e-mail para cada iraniano, as interações do governo com o povo deverão acontecer eletronicamente”, disse o ministro iraniano da Informação e da Tecnologia da Comunicação, Mohammad Hasan Nami.

Para conseguir um e-mail no domínio @post.ir, por sinal pago, qualquer iraniano deve comparecer à agência dos correios mais próxima e fornecer o nome completo, número de carteira de identidade e código postal. O sistema de e-mail funciona em inglês, francês e árabe, além do farsi, e comporta até 100 milhões de usuários. Cada conta tem 50 MB de espaço, muito aquém do oferecido por empresas como o Google ou o Yahoo! gratuitamente. Muitos analistas temem que o próximo passo seja restringir o acesso a esses serviços gratuitos estrangeiros em prol do sistema nacional de e-mail.

A questão é saber se o sistema vai mesmo ser implementado após a posse do presidente eleito Hassan Rohani. “Na era da revolução digital, é impossível viver ou governar numa quarentena”, disse o líder iraniano. “As autoridades temem a liberdade que as pessoas têm em uma atmosfera online, e é por isso que tentam restringir a informação. Mas a filtragem é incapaz de produzir resultados úteis. Que tipo de notícia eles conseguiram suprimir nos últimos anos com essa política?”, perguntou Rohani. Para completar: “O espaço virtual é uma ferramenta e pode ser uma oportunidade ou uma ameaça. Não deveríamos cercear tanto assim o acesso, deveríamos demonstrar que a censura não é o nosso principal objetivo”.

registrado em: