Você está aqui: Página Inicial / Política / Vídeo flagra candidato do PT negociando apoio em troca de dinheiro

Política

Em São Caetano do Sul (SP)

Vídeo flagra candidato do PT negociando apoio em troca de dinheiro

por Redação Carta Capital — publicado 27/08/2012 16h01, última modificação 27/08/2012 16h17
Edgar Nóbrega aparece em vídeo supostamente negociando o apoio petista à atual gestão do prefeito José Auricchio Júnior (PTB) por 100 mil reais
tite_campanella

O secretário do município Tite Campanella (DEM), negociando com o vereador petista no vídeo.

O candidato petista à prefeitura de São Caetano do Sul (SP), vereador Edgar Nóbrega, aparece em vídeo supostamente negociando o apoio petista à atual gestão do prefeito José Auricchio Júnior (PTB) em troca de dinheiro. Na filmagem, Nóbrega conversa com o secretário de Governo da prefeitura, Tite Campanella (DEM).

"A pergunta básica que a gente deveria fazer é: quanto custa ter o PT?", diz o petista ao secretário durante a gravação.  Nóbrega teria requisitado 100 mil reais para garantir 600 votos de militantes na disputa interna pela presidência do partido na cidade ocorrida em 2009, segundo o jornal Diário do Grande ABC. O diálogo segue com o integrante do atual governo dizendo "o que a gente ganha com isso, qual é a nossa vantagem?". O petista responde que "o grupo que governa a cidade vai ter ou um aliado ou um adversário leal".

A gravação foi divulgada no youtube por Eder Xavier, candidato a vereador pelo PCdoB, na última sexta-feira 17.  Em entrevista ao Diário do Grande ABC, Xavier disse que o vídeo foi filmado por Campanella e teria chegado até ele pelo correio. "A intenção era divulgar esse vídeo mais para frente, mas ele (Edgar) exagerou ao dizer que o Paulo (Pinheiro, prefeiturável do PMDB) não está preparado para governar (a cidade)", diz Xavier.

Paulo Pinheiro lidera numericamente a disputa pela prefeitura na cidade, empatado tecnicamente com a candidata da situação, Regina Maura (PTB).  De acordo com a última pesquisa Ibope, ele tem 29% das intenções de voto e ela tem 26%. O petista está em terceiro lugar com 2%.

Segundo o Diário do Grande ABC, o prefeito afirmou que o secretário será convocado para esclarecer os fatos. A executiva municipal do PT se reunirá para avaliar o caso.

Nóbrega divulgou um vídeo em resposta. Nele, que diz ser “vítima de um jogo sórdido”. Ele questiona porque o vídeo só foi divulgado neste momento. “(O vídeo foi) armado por Tite Campanello e criminosamente gravado há mais de dois anos. Serviu de ameaça contra nós a alguns meses, mas não aceito chantagem”.