Você está aqui: Página Inicial / Política / Velório de José Alencar acontece no Palácio do Planalto

Política

José Alencar

Velório de José Alencar acontece no Palácio do Planalto

por Redação Carta Capital — publicado 30/03/2011 12h02, última modificação 31/03/2011 09h00
Vigília se estenderá até as 23h em Brasília. Posteriormente, o corpo do ex-vice-presidente será trasladado para Belo Horizonte onde será cremado. A presidenta Dilma e o ex-presidente Lula chegam na noite de hoje, de Portugal. Da Redação

O velório do ex-vice-presidente José Alencar, 79, que morreu nesta terça-feira 29, por falência múltipla do órgãos, teve início às 10h30 desta quarta-feira 30, no Palácio do Planalto, e segue até as 23h aberto ao público. O corpo, que saiu de São Paulo às 7h, foi recebido pelo presidente da República em exercício, Michel Temer, na  Base Aérea do Distrito Federal, onde houve uma cerimônia de honras militares com a presença do presidente em exercício e dos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e do Senado, José Sarney. Nesse momento, vários admiradores se despedem de Alencar.

Depois da cerimônia, o corpo foi levado por um caminhão do Corpo de Bombeiros até o Palácio do Planalto, em cortejo fúnebre que passou pelo Eixão e depois pelo Eixo Monumental, até a Praça dos Três Poderes.

Ao chegar ao Planalto, o caixão foi conduzido pelos Dragões da Independência pela rampa até o Salão Nobre, que fica no primeiro andar do palácio. Na quinta-feira 31, o corpo de Alencar será trasladado para Belo Horizonte, em Minas Gerais onde, de acordo com a assessoria de imprensa da ex-vice-presidência, será cremado amanhã, às 14h.

À noite, haverá uma missa, que poderá contar com a presença da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles embarcam em Portugal com previsão de chegada a Brasília por volta das 19h.

Todos os ministros de Estado cancelaram os compromissos. O presidente em exercício também decretou luto oficial de sete dias e, pouco depois da divulgação da notícia da morte, a bandeira do Palácio do Planalto foi hasteada a meio-mastro.

Dilma e Lula - Em viagem a Portugal, a presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberam a notícia da morte do ex-vice-presidente José Alencar e fizeram uma declaração conjunta, da cidade portuguesa de Coimbra. Dilma afirmou que "nós estamos em um momento de muito sentimento. Foi uma grande honra ter convivido com ele [Alencar]. Vai deixar uma marca. Estamos muito emocionados", disse a presidenta.

Muito emocionado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou que conhece " poucos seres humanos que tenham a alma de José Alencar, a bondade dele. O Brasil perde um homem de dimensão excepcional”.

O ex-presidente Lula foi a Portugal receber o título de doutor honoris causa da Universidade de Coimbra. A presidenta Dilma acompanhou a homenagem.

registrado em: