Você está aqui: Página Inicial / Política / Russomanno venceria Serra no segundo turno, diz Ibope

Política

Eleições 2012

Russomanno venceria Serra no segundo turno, diz Ibope

por Redação Carta Capital — publicado 16/08/2012 19h48, última modificação 16/08/2012 20h01
Haddad cresce dentro da margem de erro e segue empatado em terceiro lugar

Celso Russomanno (PRB) e José Serra (PSDB) estão empatados na disputa pela prefeitura de São Paulo, segundo pesquisa do Ibope encomendada pela TV Globo e pelo Estadão divulgada nesta quinta-feira 16. Cada um deles tem 26% das intenções de voto, sendo que o tucano manteve a mesma margem de votos e Russomano subiu um ponto porcentual.

O candidato do PT à prefeitura, o ex-ministro da Educação Fernando Haddad, tem 9% dos votos. Ele cresceu três pontos porcentuais desde a última pesquisa. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos porcentuais para cima ou para baixo, o petista aparece tecnicamente empatado com Chalita (PMDB), Soninha (PPS) e Paulinho da Força (PDT). Cada um deles tem 5% das intenções de voto.

Ana Luiza (PSTU) e Carlos Giannazi (PSOL) tem 1% cada. Os outros candidatos não pontuaram ou não foram citadas. Votos brancos e nulos somam 12% e outros 10% não sabem em quem votar.

O Ibope também testou os votos dados de forma espontânea aos candidatos, ou seja, quando o eleitor tem que dizer sozinho o nome do escolhido. Russomanno tem 16%, Serra 15%, Haddad 6%, Soninha 3% e Paulinho 2%.

Segundo turno

A pesquisa testou pela primeira vez um possível segundo turno na eleição entre os dois candidatos mais bem colocados. Na simulação do pleito, Russomanno teria 42% das intenções contra Serra 35%. Votos em branco e nulo somam 16%, e 8% não sabem em quem votar.

A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número 00311/2012 e foram entrevistadas 805 pessoas entre os dias 13 e 15 de agosto.